UEL abre transferência externa para 647 vagas em cursos de graduação

UEL abre transferência externa para 647 vagas em cursos de graduação

Inscrições devem ser feitas até 18 de julho, exclusivamente pelo site da Cops, com pagamento de taxa de R$ 154,00.

A partir desta terça-feira (12), a UEL abre nova oportunidade de transferência externa para estudantes de instituições públicas e privadas brasileiras e de outros países. São 647 vagas disponíveis em 42 cursos de graduação. As inscrições devem ser feitas até 18 de julho, exclusivamente no site da Cops, com pagamento da taxa de R$ 154,00. As aulas começam em agosto deste ano. 

A seleção é somente por meio da análise da média aritmética do histórico escolar dos candidatos, conforme o Edital PROGRAD/COPS Nº 020/2022. Este é o segundo Processo Seletivo de Transferência Externa aberto em 2022, realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops)

Segundo a coordenadora da Cops, Sandra Regina de Oliveira Garcia, este processo mais curto, sem aplicação de provas, já foi adotado na primeira seleção realizada entre março e julho deste ano. Para ela, é mais uma oportunidade para os estudantes que buscam uma universidade pública de qualidade. “Como uma instituição pública que somos, temos a obrigatoriedade de colocar à disposição da comunidade as vagas que podem ser ocupadas”, afirma.

Podem participar do processo os estudantes que estejam frequentando ou tenham trancado a matrícula na Instituição de Ensino Superior de origem, em curso de graduação com denominação e habilitação análogas aos ofertados pela UEL. Outra exigência é que tenham concluído séries ou semestres anteriores à pleiteada na Universidade, sem reprovação ou adaptação curricular pendente.

Alguns cursos que ofertam vagas para transferência são Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Jornalismo e Nutrição. Confira o quadro de vagas deste segundo processo de Transferência Externa 2022 da UEL.

Datas importantes

Os candidatos devem encaminhar à Cops, via Sedex, ou entregar pessoalmente os documentos necessários para a seleção, conforme o item 4 do Edital. A documentação deve ser enviada no período de 12 a 19 de julho. A Cops atenderá os candidatos das 14h às 18h.

No dia 26 de julho, às 17h, será divulgada a relação dos candidatos que enviaram a documentação e que passarão por análise dos documentos. A Cops divulga dia 29 de julho o resultado provisório da análise do histórico escolar apresentado pelos candidatos, que terão o prazo de um dia útil para interpor recurso.

A classificação final será divulgada no dia 1º de agosto, às 17h, no site da Cops, contendo os nomes dos candidatos classificados no processo, de acordo com o número de vagas ofertadas. A matrícula dos aprovados deverá ser feita no Portal do Estudante de Graduação, do dia 2 a 7 de agosto.

Leia também