Concurso público para a Rede Municipal de Educação registra 10,94% de abstenção

Processo seletivo prevê o preenchimento de 369 vagas para educadores, além da formação de cadastro de reserva. Remuneração inicial será de R$4.690,00.

Um total de 1.141 candidatos deixou de comparecer neste domingo (27) no concurso para professor da Educação Básica, da Rede Municipal de Ensino de Londrina. O volume de ausentes correspondeu a 10,94% dos 10.423 inscritos, índice considerado baixo pela Prefeitura de Londrina. Neste domingo (27), foram aplicadas as provas de conhecimentos específicos (12 questões objetivas de Língua Portuguesa, 12 de Matemática, seis de Tecnologia e 20 de conhecimentos específicos). Os candidatos também fizeram a prova discursiva sobre o tema meio ambiente, enfocando o cuidado com o entorno da escola.

A aplicação das provas e a elaboração do concurso são de responsabilidade da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL. As provas foram aplicadas no Campus da UEL, no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e em sete escolas públicas da cidade. O processo seletivo prevê o preenchimento de 369 vagas para educadores, além da formação de cadastro de reserva. A remuneração inicial para o cargo será de R$4.690,00. Pelo cronograma da Prefeitura, os candidatos selecionados devem iniciar o trabalho já em março do ano que vem, no início do ano letivo da Rede Municipal. A Cops divulgou neste domingo à noite o gabarito provisório da prova, que pode ser acessado na página da Coordenadoria. O gabarito oficial será divulgado no dia 9 de dezembro, após a fase de recursos.

De acordo com o edital, além dos testes de conhecimento, neste domingo os candidatos também fizeram a prova de títulos. Os envelopes lacrados contendo as cópias dos documentos foram recolhidos nas salas, conforme estipulado no Cartão Informativo. Os títulos serão avaliados por uma banca examinadora da Cops. O Edital com a pontuação provisória da prova de títulos será divulgado em 10 de janeiro próximo.  O resultado final do processo seletivo será divulgado em 31 de janeiro de 2023, também no endereço da Cops.

Segundo a reitora da UEL, Marta Favaro, a realização do concurso que seleciona professores para a rede pública municipal demonstra a relação da Universidade com o ensino. “É um valor todo especial, estamos colaborando para a recomposição funcional de professores da Educação Básica”, ressaltou Marta, acrescentando que o concurso foi elaborado pela equipe da Cops, que tem larga experiência em processos seletivos.

A coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, reforçou que o edital do concurso prevê a correção da redação de 1,5 mil candidatos melhores classificados na prova objetiva. Segundo a coordenadora, os candidatos tiveram de elaborar uma prova dissertativa de até 30 linhas relacionando sustentabilidade e educação. O enunciado considerou as atribuições do professor e a necessidade em contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino e a execução de procedimentos e programas relativos à área da educação. Os candidatos foram desafiados a elaborar um texto dissertativo argumentativo enfocando o cuidado com o entorno da escola, em especial com terrenos vazios com muito lixo exposto, para a Educação Infantil ou Anos Iniciais em que apresente uma proposta de planejamento contendo elementos essenciais de um plano de aula.

WhatsAppImage2022-11-28at1103143
WhatsAppImage2022-11-28at1103147
WhatsAppImage2022-11-28at1103148
WhatsAppImage2022-11-28at1103142
WhatsAppImage2022-11-28at1103144
WhatsAppImage2022-11-28at1103141
WhatsAppImage2022-11-28at1103146
WhatsAppImage2022-11-28at1103145

Repercussão

A secretária municipal de Recursos Humanos de Londrina, Juliana Faggion Bellusci, informou que a prefeitura trabalha com um cronograma enxuto, uma vez que os 369 primeiros colocados no concurso deverão iniciar o trabalho em março do próximo ano. Ela explicou que aguarda a entrega do processo homologado no final de janeiro para iniciar a fase de convocação dos aprovados. Segundo a secretária, o concurso tem dois anos de vigência, prorrogáveis por mais dois anos. Deverão ser classificados 1,5 mil candidatos, que ficarão no cadastro de reserva.

Para a secretária municipal de educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a realização do concurso para professores da rede atende reivindicação antiga da pasta. O último processo seletivo foi realizado em 2015 e a rede tem média de aposentadoria anual de 120 professores. Os classificados deverão passar por um treinamento imediato e estágio probatório de três anos, quando o servidor é então efetivado. A rede municipal tem hoje 4,8 mil professores efetivos, divididos em 123 escolas, que atendem a 46 mil estudantes.