Equipe da Prograd faz plantão e entrega chips para estudantes de graduação

O agendamento deverá ser feito nesta segunda-feira (31) por e-mail ou pelo telefone (43) 3371-4042. As entregas serão a partir desta terça-feira (1º).

Estudantes de graduação da UEL que responderam ao Mapeamento Retorno Seguro e declararam a necessidade de apoio para ter acesso à Internet devem entrar em contato com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) para agendar a entrega do chip que proporcionará as condições para o acesso às atividades remotas. O agendamento deverá ser feito nesta segunda-feira (31) por e-mail ou pelo telefone (43) 3371-4042. Esse número também funciona como WattsApp.

De acordo com as normas estabelecidas pela Prograd, as entregas serão a partir desta terça-feira (1º), para grupos de seis estudantes a cada 30 minutos, para manter a segurança sanitária. A pró-reitora de Graduação, professora Marta Favaro, explica que o Mapeamento Retorno Seguro demonstrou que 1.067 estudantes declararam dificuldades com conexão de Internet para acompanhar as atividades acadêmicas.

Esse grupo foi separado em dois lotes. Um primeiro com 267 alunos que não possuem nenhum acesso à internet. Os demais, que alegaram possuir pacotes de dados limitados, foram incluídos em um segundo lote. Na última sexta-feira (28), a Prograd enviou e-mail para todos os alunos deste primeiro lote para agendarem a entrega presencial partir desta terça-feira.

(Divulgação)

Segundo a pró-reitora, paralelamente, servidores da Prograd realizarão ligações telefônicas para os estudantes que não entrarem em contato nesta segunda-feira. Alunos que não estiverem em Londrina e região, deverão responder o e-mail com as informações solicitadas, ou o telefonema da Prograd, para avaliação do envio do chip pelo correio. Ao receber o chip, o estudante deverá apresentar documento de identidade e assinar o termo de empréstimo em comodato. Após a entrega para os acadêmicos do primeiro lote, será iniciada a distribuição para o segundo lote.

Atividades remotas – Ainda de acordo com a pró-reitora, com a entrega dos chips, a UEL pretende alcançar 100% dos estudantes de graduação. Ela lembra que as necessidades foram apontadas no documento Mapeamento Retorno Seguro, sendo que um grupo maior, de aproximadamente 12 mil estudantes declarou ter condições de acompanhar as atividades, retomadas a partir de 29 de junho, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Passados os primeiros 60 dias, a pró-reitora afirma que a retomada do calendário acadêmico de graduação está se estruturando a partir de experiências novas para estudantes e professores. “Compreendemos as dificuldades de todos, mas estamos buscando alternativas para que todos possam desenvolver o ensino remoto emergencial com qualidade”, finaliza a Pró-reitora.