Palestras marcam 50 anos do curso de Engenharia Civil

Série de eventos tem o objetivo de rememorar a trajetória das cinco décadas do curso com palestras temáticas.

O Curso de Engenharia Civil, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), completa 50 anos em 26 de outubro deste ano, mas as comemorações já estão a todo vapor. O coordenador do curso, professor Carlos Henrique Maiola, e o vice-coordenador, professor Carlos Alberto Prado, participam da organização, desde novembro do ano passado, de uma série de atividades em comemoração ao cinquentenário curso.

A próxima atividade, programada para o dia 28 de abril, será a palestra Conceituação e Exemplos de Sistemas de Gerência de Pavimentos Urbanos, proferida pelo professor José Leomar Fernandes Júnior, do Departamento de Engenharia de Transportes, da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos/SP. A mediação fica por conta da professora Ana Barbosa Fontenele.

Como explica Carlos Alberto Prado, ao todo serão oito encontros comemorativos. Em cada um deles, será abordado uma temática a respeito do curso. No primeiro encontro, o tema foi planejamento de transportes; já no segundo, a temática abordada será a pavimentação urbana. “A nossa intenção é contemplar cada área da Engenharia para o público acompanhar como, em 50 anos, desenvolvemos pesquisas a respeito delas”, explica.

A coordenação da série de eventos ainda planeja mais seis encontros até o mês de outubro. O terceiro, de acordo com Prado, deve abordar os cursos de especialização vinculados à Engenharia Civil (Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Estruturas). O quarto, em junho, abordará assuntos relacionados ao Departamento de Estruturas; em julho, o quinto encontro será sobre os programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil; em agosto, a temática abordada será a Geotecnia; a programação dos últimos dois encontros, de setembro e outubro, ainda está em elaboração.

Inscrições – Inscrições para a palestra Conceituação e Exemplos de Sistemas de Gerência de Pavimentos Urbanos estão abertas até 23 de abril, às 18 horaas, e podem ser feitas – AQUI. O evento é inteiramente subsidiado com recursos próprios. Não há taxa de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail engcivil-eventos@uel.br e letctu@uel.br.