Projeto beneficia cultura e preserva memória de Londrina

Projeto beneficia cultura e preserva memória de Londrina

Com base na Lei Aldir Blanc, trabalhadores da cultura que preenchem requisitos para receber o auxílio emergencial de renda precisam se cadastrar para solicitar o benefício.

O PROPOCULT – Projeto integrado de política e ação culturais: interfaces entre universidade e movimentos culturais de Londrina”, coordenado pelos professores Kennedy Piau Ferreira e Luiz Carlos Jeolás (Departamento de Arte Visual/CECA), e Patrícia de Castro Santos (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CCH) é o representante da UEL no Grupo de Trabalho instituído pelo Conselho Municipal de Cultura para aplicar a Lei Aldir Blanc em Londrina.

A Lei Aldir Blanc (Lei 14.017, de 29 de junho de 2020) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública resultante da pandemia de COVID-19. Pela lei, a União destina três bilhões de reais a estados, municípios e Distrito Federal para apoiar os trabalhadores da cultura (renda emergencial mensal), assim como um subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas e organizações culturais comunitárias afetadas pelas medidas de isolamento social.

(Arte/AEN)

A lei prevê ainda editais, chamadas públicas, prêmios e aquisição de bens e serviços destinados à manutenção de agentes, espaços, cursos, iniciativas, produções e atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, bem como à realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.

Cadastro – No caso do Paraná, o estado ficou responsável pela distribuição do auxílio e parte do subsídio. Os municípios, pelos recursos de fomento e também subsídios. Os trabalhadores da cultura que preenchem requisitos para receber o auxílio emergencial de renda previsto pela lei precisam se cadastrar para solicitar o benefício. Uma primeira fase de cadastramento terminou em 14 de setembro, e quem ainda não fez deve fazê-lo até 14 de outubro – AQUI.

O professor Kennedy Piau enfatiza que é essencial que os interessados façam o cadastro e se informem mais sobre o teor da lei, pois todas as ações daqui para frente dependerão da efetivação do cadastro. Os editais, por exemplo, estão previstos para serem lançados na semana que vem.

Memória – Londrina, porém, terá um diferencial. Ao invés de simplesmente os trabalhadores culturais preencherem o cadastro, eles terão que produzir e enviar um vídeo de seu trabalho à Prefeitura. Tais vídeos, que ficarão sob a guarda da UEL, servirão como fonte de pesquisa, mas principalmente como registro da memória artístico-cultural da cidade. Os vídeos serão divididos em três categorias: depoimento pessoal (ou microempreendedor individual), que poderá receber três mil reais; grupos, bandas e coletivos (nove mil reais) e ONGs, micro e pequenas empresas culturais (15 mil reais).

O Fórum Permanente de Cultura, através da Plataforma Cultura Londrina, está ajudando a orientar os trabalhadores da cultura quanto aos benefícios da Lei Aldir Blanc. Por exemplo, informando que o cadastro é imprescindível para ter acesso aos formulários de solicitação dos benefícios.

Mais informações sobre o cadastro para o auxílio emergencial de pessoa física podem ser obtidas pelo telefone (43) 3371-6610 (das 7h às 19h), e sobre o cadastro na Plataforma, pelo (43) 3371-6607 (das 8 às 18 horas). Saiba mais AQUI.

Leia também

Projeto beneficia Assentamento na produção de polpa de frutas

Projeto de Extensão desenvolvido pelos Departamentos de Zootecnia e de Agronomia tem contribuído para a melhoria da atividade e da qualidade de vida dos pequenos agricultores do Assentamento Iraci Salete, localizado em Alvorada do Sul, no norte do Paraná. Ao todo são 60 famílias de produtores rurais, divididos em 12 hectares de área onde são […]


Pesquisadores lançam livro nos EUA sobre doenças prevalentes no gado de corte

“Nem sempre o jeito que as doenças aparecem na América do Sul é o mesmo jeito que aparecem nos Estados Unidos”, afirma o docente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA) da UEL, Selwyn Arlington Headley. Em contato com pesquisadores de todo o mundo, o professor, que é natural de Georgetown (Guiana), é editor de uma […]


Abertas inscrições para bolsas de Iniciação Extensionista FAEPE e PIBEX-Fundação Araucária

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) informa aos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão que estão abertas até as 23h59 do dia 20 de abril as inscrições para Bolsas de Iniciação Extensionista – FAEPE/UEL e PIBEX/Fundação Araucária, vigência 2023/2024. A inscrição deve ser feita pelos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão pelo […]


Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]