Sem Ursos reflete liberdade e poder da imagem, no Cine Teatro Ouro Verde

Filme será exibido em dois horários, às 16h e 19h30. Ingressos custam R$20,00 e podem ser adquiridos até meia hora antes das sessões.

O longa-metragem “Sem Ursos” estreia nesta segunda-feira (12), no Cine Teatro Ouro Verde. O filme será exibido em dois horários, às 16h e às 19h30, também nesta terça (13) e quarta-feira (14). Dirigido e estrelado pelo cineasta iraniano Jafar Panahi, o longa retrata o poder das imagens em determinadas culturas, regimes e situações.

Panahi (como personagem) está em uma aldeia na fronteira do Irã com a Turquia. Como não pode sair do país, devido a um protesto contra a prisão de outro cineasta, Mohammad Rasoulof (que ocorreu na vida real, inclusive), Pahani conta com um diretor assistente para registrar imagens na fronteira. Para “facilitar” o trabalho, nada mais do que um sinal precário de internet.

Saído da capital, Teerã, rumo à pequena vila, o “Panahi diretor” deseja usar da metalinguagem para engrossar o coro contra a repressão. Porém, na pequena vila, nada disso parece ter tanta importância quanto os “ursos devoradores de pessoas que tomam o caminho errado”. Ao longo da obra, no entanto, fica claro quem são os ursos que “devoram” sujeitos que se esquivam das tradições, das superstições e crenças estabelecidas.

O longa-metragem, de 106 minutos, foi lançado em 2022 e conta com direção e roteiro de Jafar Pahani. É estrelado, além do próprio Pahani, por Naser Hashemi, Vahid Mobasheri, Bakhtiyar Panjeei e Mina Kavani. O filme foi vencedor do Prêmio Especial do Juri no Festival de Veneza 2022 e foi selecionado para o Festival de Toronto 2022. A classificação indicativa é de 12 anos.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, n°85, Centro de Londrina) 30 minutos antes das sessões. A entrada inteira custa R$ 20,00 e a meia, R$ 10,00. Não são aceitos cartões, somente dinheiro. Tem direito a meia-entrada estudantes, professores, doadores de sangue regular, pessoas com mais de 60 anos, filiados à OAB e sindicato dos jornalistas e servidores públicos. Professor ou facilitador com cinco alunos ou mais tem isenção no valor do ingresso.