Exposição no Ceca divulga obras de alunos do Colégio Estadual Roseli Piotto 

Exposição no Ceca divulga obras de alunos do Colégio Estadual Roseli Piotto 

Atividade é parte do projeto integrado "Cartografando os entrelugares da arte, da pesquisa e do ensino". Trabalho é contemplado pelo Universidade Sem Fronteiras.

O Departamento de Artes Visuais (Ceca) recebe, a partir desta quarta-feira (10), a exposição de arte “Ver, rever & transcrever”, reunindo trabalhos de estudantes do Colégio Estadual Professora Roseli Piotto Roehrig, localizado na Zona Norte de Londrina. A abertura será às 19h30, no Espaço Arte, na galeria do Departamento de Artes Visuais, no Ceca.

Parte do projeto integrado “Cartografando os entrelugares da arte, da pesquisa e do ensino”, a exposição reúne desenhos, gravuras, cartografias, fotografias, composições tipográficas e monotipias, que são fruto de um ano de trabalho envolvendo a pesquisa, produção, trocas e aprendizados. Este trabalho foi contemplado no Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), do Governo do Paraná, o que permitiu ampliar a participação de graduandos do curso de Artes Visuais da UEL junto aos estudantes e professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. 

De acordo com o docente da UEL Edson Luiz da Silva Vieira, coordenador da exposição, os trabalhos foram produzidos entre 2023 e 2024 a partir de ações que promoveram reflexões sobre identidade, espaço e acesso à cultura e à educação. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com a associação cultural Grafatório, que se consolidou como um importante selo editorial no Norte do Paraná. 

Divulgação.

“Os estudantes foram instigados a pensar e produzir em variadas linguagens como cartografia, desenho, fotografia e artes gráficas e puderam expressar seus olhares e desejos singulares sobre os espaços nos quais estudam e habitam. As produções evidenciam camadas de sentido que materializam os modestos desejos que esses adolescentes têm para uma vida confortável e plena. São produções que desvelam construções de lugares utópicos, espelhos de cada subjetividade ali presente. Espaços dotados de sentido”, explica o professor do Departamento de Artes Visuais.  

Para os bolsistas, professores envolvidos e professores em formação, o projeto proporcionou uma vivência prática dos conhecimentos acadêmicos, fortalecendo a formação docente e gerando contribuições significativas para o ensino da arte, acrescenta a coordenadora do projeto integrado, Carla Galvão. “Os nossos projetos são na área de formação de professores, então sempre envolvem os professores além dos alunos. No caso são os professores André Camargo Lopes e Madu, lá do Colégio Estadual Professora Roseli Piotto Roehrig”, destaca. 

Também são colaboradores os docentes da UEL Vanessa Tavares da Silva, Danillo Gimenes Villa e Ronaldo Alexandre de Oliveira, e o técnico Silvio Rogério Valduga. Foram bolsistas na iniciativa os alunos de Artes Visuais Vinicius D’amico de Alcântara, Ana Julia De Azevedo Constantino, Gabrielle Maria Santos Mázaro, Palla Dionysio e Paula Lussari Guasti, e de Design Gráfico, Maria Spadini Siqueira. 

As obras são assinadas pelos seguintes alunos do Colégio Estadual: Brayan Willian Nunes de Lima; Guilherme Rodrigues; Heitor Camargo Dias Lopes; Kaua Venâcio Arantes; Maria Isabela Jorge Ferreira; Mateus Henrique Gatto; Micaeli de Jesus; Midiã Vitoria de Mato Arantu; Milena Vitoria Lopes Martins; Nicolas Henrique de Oliveira Bardaçon; Paula Siqueira Noronha e Pedro Leonidas Neris Marcelino. 

Leia também