Grupo do CCA promove 3º Simpósio de Produção Leiteira

Simpósio será realizado de 22 a 24 de setembro, em sistema remoto, sempre às 19 horas, com transmissão via plataforma digital.

Com o tema “Produção, bem-estar e nicho de mercado”, o Grupo de Estudos em Bovinocultura Leitura (GEBOL) promove a 3ª edição do 3º Simpósio de Produção Leiteira da UEL. O simpósio será realizado de 22 a 24 de setembro, em sistema remoto, sempre às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube. O grupo é vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA).

As inscrições devem ser feitas pelo sistema Gestão de Eventos e Cursos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX). Os interessados devem efetivar sua inscrição até o dia 18 de setembro. Para ter acesso ao formulário, CLIQUE AQUI. “O objetivo do evento é trazer temas importantes da cadeia produtiva do leite, criando um ambiente de interesse entre os participantes, promovendo troca de informação e conhecimentos de diferentes aspectos da produção leiteira”.

(Divulgação/GEBOL)

Programação – No dia 22 de setembro, o tema é “Vacas A2A2 – o leite naturalmente de fácil digestão”, com o engenheiro agrônomo Roberto Hugo Jank Jr, presidente da Agrindus S/A e vice-presidente da Associação Leite Brasil. No dia 23, a zootecnista Aska Ujita, doutoranda em Ciências na área de Qualidade e Produtividade Animal, pela Universidade de São Paulo (USP), fala sobre os “Efeitos da habituação pré-parto em novilhas leiteiras Gir”.

Por fim, no dia 24, o tema “Cria e recria de novilhas leiteiras com foco no primeiro parto aos 24 meses”, está sob a responsabilidade do professor aposentado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Geraldo Tadeu dos Santos, atualmente professor visitante da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (MS).

Estudos – O GEBOL é um grupo de estudos da UEL cadastrado como projeto de ensino, que visa o processo de ensino e aprendizagem – na área de bovinocultura leiteira – e envolve estudantes dos cursos de Zootecnia e de Medicina Veterinária, do CCA. O grupo é coordenado pelas professoras Carolina Amália de Souza Dantas Muniz e Odimári Pricila Prado Calixto, ambas do Departamento de Zootecnia.