Inscrições do Vestibular 2022 da UEL começam na próxima segunda-feira, dia 20

Inscrições começam às 17 horas e seguem abertas até 3 de novembro até as 23h59min. Prova será aplicada em um único dia, 6 de março de 2022.

A UEL abre na próxima segunda-feira (20), a partir das 17 horas, as inscrições para o Vestibular 2022, que será realizado, excepcionalmente, em fase única, dia 6 de março, com salas de provas distribuídas em escolas e faculdades em Londrina. As inscrições custam R$ 140,00 e podem ser feitas no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) até as 23h59min do dia 3 de novembro. São ofertadas para ingresso pelo Vestibular o total de 2.509 vagas em 52 cursos de graduação presenciais; já outras 616 vagas são disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.125 vagas ofertadas. A primeira convocação dos aprovados no Vestibular 2022 será divulgada em 19 de abril, ao meio dia. As aulas do ano letivo 2022 terão início em agosto do próximo ano

Segundo a professora Sandra Garcia, Coordenadora da Cops, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) decidiu em julho passado seguir o modelo adotado no último concurso, realizado em 30 de maio deste ano. A prova será aplicada em um único dia, dividida em duas partes, sendo a primeira com 36 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais relacionados ao conteúdo do Ensino Médio; 10 testes de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa e quatro de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). A segunda parte será composta pela redação, uma produção textual em prosa.

Inscrições abertas até 3 de novembro, (Divulgação).

A expectativa é repetir a mesma quantidade de candidatos registrados este ano, ou seja, mais de 27 mil inscritos. Segundo a professora Sandra, o otimismo está relacionado ao bom desempenho da UEL nos rankings que atestam a qualidade do ensino e no trabalho realizado pela equipe de aplicação e fiscalização do último Vestibular.

Como na edição deste ano, para ter a redação corrigida os candidatos terão de alcançar pelo menos 26% da pontuação total na parte de Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e em Língua Estrangeira. A duração da prova também será de cinco horas, uma a mais do que nos anos anteriores, quando a prova era realizada em duas etapas.

Prevenção

A Coordenadora da Cops orienta que o concurso do próximo ano, mesmo com a intensificação da imunização contra a Covid-19 na população brasileira, será realizado de acordo com as regras sanitárias exigidas. Serão menos alunos nas salas de provas. Em 2021 foram utilizadas 1439 salas em 64 locais distribuídos em Londrina – escolas públicas e privadas, Faculdades e o Campus da UEL.

Próxima edição do Vestibular da UEL, dia 6 de março em fase única, mantém medidas de segurança já adotadas contra a COVID-19 (FOTO: Arquivo/COMUEL).

As recomendações serão as mesmas deste ano. Os candidatos deverão portar mais de uma máscara e levar as garrafas para se abastecer de água durante a prova. Também será incentivado o uso individual de álcool para desinfecção das mãos. “Se houver qualquer alteração vamos comunicar os estudantes”, completa a professora.

Cadastro Prévio

A COPS divulgou novo procedimento que trará mais segurança aos dados dos candidatos a partir do Vestibular 2022. Durante as inscrições, que começam no próximo dia 20, no site COPS, eles deverão fazer um cadastramento prévio, com login e senha. A medida segue a Lei de Proteção de Dados e visa proteger as informações e dados pessoais dos vestibulandos. Para o cadastro, o candidato deverá anexar uma foto da identidade (RG) e definir uma senha de acesso.

Manual do candidato

Os estudantes já podem acessar o Manual do Candidato a partir desta quinta-feira (16), antes mesmo da abertura das inscrições. O documento está disponível no site da COPS – Manual do Candidato – e traz todas as informações relativas ao processo do Vestibular 2022 como cronograma de datas, peso de cada matéria, oferta de vagas por curso e recomendações para o estudante participar do Vestibular pelo processo excepcional, em fase única, com toda a segurança.

Importante instrumento de informação sobre o Vestibular, o Manual do Candidato pode ser consultado a partir desta quinta-feira (16).

A Coordenadora da Cops chama a atenção para o fato dos aprovados neste concurso iniciarem as aulas a partir de agosto do próximo ano, quando terá início o ano letivo 2022. A UEL iniciou o ano 2021 em agosto deste ano, em formato remoto emergencial, obedecendo Resolução aprovada pelo CEPE, que orienta as atividades acadêmicas.

O ano letivo 2021 prossegue até 15 de dezembro próximo. O segundo semestre será de 24 de janeiro a 23 de junho do próximo ano. Segundo a Pró-reitoria de Graduação, neste primeiro semestre estão planejadas atividades remotas, com algumas exceções para aulas presenciais, caso de cursos da área de saúde, que demandam ações práticas ou internatos.

Os Colegiados de cada curso elaboraram seus respectivos Planos Especiais de Matriz Curricular, que apresentam a oferta das atividades acadêmicas como aulas, estágios e eventos. Os Planos trazem o cronograma de atividades de cada período, descrevendo exatamente data, horário e as disciplinas. A expectativa é de que no segundo semestre a Universidade possa retornar com atividades acadêmicas presenciais, o que vai depender do alcance vacinal da comunidade estudantil.

Cronograma Vestibular 2022

20/9 a 3/11: Inscrição para o Vestibular 2022.

24/2: Divulgação do Cartão de Inscrição.

6/3: Prova do Vestibular / Fase Única.

23/3: 17 horas – Publicação do gabarito definitivo da Prova de Conhecimentos.

25/3: 12 horas – Divulgação dos candidatos que terão a Prova de Redação corrigida.

19/4: 12 horas – Divulgação do resultado do Vestibular 2022 (1ª Convocação).

(FOTOS: Arquivo – COMUEL).