Projeto de extensão recebe estudantes da rede básica na pista do CEFE

Na próxima semana outras escolas serão recebidas por professores e estudantes do curso de Educação Física.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

Cerca de 90 estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental visitaram a pista do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) para participar do projeto de extensão “Atletismo: atendimento a escolares do Ensino Fundamental e Médio da Região Metropolitana de Londrina na Pista do CEFE /UEL”. O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Educação Física Pedro Lanaro Filho e conta com a participação de estudantes de Graduação do Curso de Educação Física, com o objetivo de inserir a comunidade externa nas atividades do esporte. Podem participar escolas públicas e privadas da cidade.

As atividades ocorreram quarta (6) e quinta-feira (7), durante a manhã e à tarde. Na quarta-feira, vieram 42 e, na quinta, 52 estudantes da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, da Zona Sul de Londrina. Os estudantes foram recepcionados pelos alunos do projeto e orientados em atividades físicas.

(FOTOS: Divulgação).

Segundo o professor coordenador, o projeto vem para suprir principalmente uma lacuna na formação prática dos estudantes mais novos no curso. “Esses estudantes não tiveram a oportunidade de terem aulas presenciais nem projetos desse tipo, pois não frequentavam o campus devido à pandemia. Mantivemos, desde o início do projeto, em 2020, reuniões online, mas para mantê-lo ativo somente, sem atividades presenciais”, completou. A equipe de graduandos no projeto é formada por 27 estudantes, todos dos 1º e 2º anos do Curso de Educação Física.

Essa foi a primeira visita de estudantes da rede básica à pista do CEFE no projeto. A intenção do grupo, explica Lanaro, é fazer visitas periódicas com estudantes de todas as idades. “Na próxima semana, receberemos os estudantes do Colégio Estadual Nilo Peçanha, região Central de Londrina. São estudantes das séries finais do ensino, do colegial, então é provável que eles até se misturem, em termos de idade, com os estudantes do projeto”, comentou o professor. A visita dos estudantes será no dia 13 de abril, próxima quarta-feira.

Escolas públicas e privadas de Londrina receberam o convite para participar do projeto, segundo Lanaro. Um formulário foi enviado à Secretaria Municipal de Educação e ao Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE), além do Sindicato dos Professores das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná (Sinpro).