Parceria com a Universidade amplia processo de alfabetização em Ibiporã

Objetivo é recuperar processos de alfabetização dos alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, da rede municipal.

publicado por

Agência UEL

Alunos do programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGel), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), irão atuar em uma parceria entre a UEL e a Prefeitura Municipal de Ibiporã para intensificar o processo de alfabetização de alunos da rede municipal de ensino neste município. O objetivo é recuperar os processos de alfabetização dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, prejudicados em decorrência da pandemia da Covid-19. Batizado de DeCoLA Educação, o Programa de Alfabetização de Ibiporã também objetiva iniciar o trabalho de consciência fonológica desde a Educação Infantil.

De acordo com a professora do Departamento de Letras Estrangeiras, Michele El Kadri, cerca de 550 professores da rede municipal de ensino, além dos mais de cinco mil alunos, deverão ser beneficiados com cursos de formação continuada. Ao todo, serão 30 horas em formato online e quatro em formato presencial. Michele ressalta que foram feitas sondagens de escrita com os alunos. O programa atuará especificamente no nível em que cada aluno se encontra.

“Nosso envolvimento com o DeCoLa Educação se deu devido às pesquisas produzidas na área de estudos da linguagem da UEL e aos resultados do trabalho que realizamos na Primeira Escola bilíngue pública do Paraná, também na cidade de Ibiporã. Essa escola, por ter um trabalho sistematizado com a alfabetização, está mostrando bons resultados. Assim, o município quis estender a mesma proposta para toda a rede”, explica El Kadri.

Ela também ressalta que o DeCoLA é baseado nas pesquisas mais recentes da área de neurociência e Linguística Aplicada sobre o aprendizado da leitura e escrita que “compreendem os processos de educação, letramento e literacia.”

Mestranda do Programa de Educação (PPEDU) que atuará na coordenação do DeCoLA, Vivian Saviolli destaca que não se pode deixar para o Ensino Fundamental todo o processo que envolve a alfabetização. “Para uma alfabetização consistente, é preciso investir em um trabalho organizado e sistematizado desde o Maternal para que as crianças desenvolvam, de forma lúdica e adequada à faixa etária, consciência fonológica e conhecimento das letras. Com uma base sólida construída desde a Educação Infantil, a alfabetização deixa de ser um “bicho de sete-cabeças” para os professores do Ensino Fundamental”, explica a estudante.

DeCoLA

O Programa de Alfabetização de Ibiporã foi lançado oficialmente na semana passada, nas dependências da Igreja Presbiteriana Independente, e contará com um investimento de quase R$ 400 mil. Os recursos serão utilizados pelo período de 12 meses. A quantia será administrada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (Fauel).

“Tenho a convicção que o DeCoLA Alfabetização é a obra mais importante da Educação de Ibiporã. A mudança do amanhã de toda uma geração – tão atingindo pela pandemia – começa hoje. Esse programa vai garantir que as nossas crianças tenham uma alfabetização no mais alto nível, comparável aos das melhores escolas da rede privada, proporcionando, de forma concreta, solida e segura, a realização de sonhos”, registrou o secretário municipal de Educação de Ibiporã, Antonio Prata Neto.

A proposta também é coordenada pelo professor colaborador da Universidade Estadual de Londrina e doutorando do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), Atef El Kadri. Também estiveram presentes no lançamento  a Diretora de Apoio à Ação Pedagógica da Pró-reitoria de Graduação da UEL, professora Lilian Kemmer Chimentão, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Luiz Chimentão, os vereadores Augusto Semprebon, Diego Barbosa da Fonseca, Ilseu Zapelini e Rafael Eik Ferreira e o pastor Romio Cardoso.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibiporã