Seminário debate políticas de gestão e financiamento da educação pública

Seminário debate políticas de gestão e financiamento da educação pública

Evento ocorre no Auditório do CLCH e reúne especialistas em políticas educacionais da USP, UFSC, UFRGS e Unicentro, além da UEL.

Com o objetivo de promover a divulgação das produções científicas no campo de políticas educacionais, a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e a UEL, por meio do Departamento de Educação (Ceca), promovem, nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), o VII Seminário de Política e Administração da Educação da Região Sul. O evento vai ser realizado no Auditório do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) e no Ceca, e é realizado em meio à suspensão do cronograma de implementação da reforma do Ensino Médio.

A mesa de abertura contará com a presença do professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Romualdo Portela de Oliveira, atual presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Em seguida, a Conferência de abertura será realizada pela docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Olinda Evangelista, ainda na manhã desta quinta. O período da tarde será dedicado à apresentação dos trabalhos inscritos.   

De acordo com uma das coordenadoras, a professora do Departamento de Educação (Ceca) Adriana de Medeiros Farias, o tema geral do Seminário será “Políticas Educacionais: por uma gestão pública e democrática”. O evento buscará publicizar as produções científicas no campo das políticas educacionais e suas implicações nos processos de gestão da educação, sobretudo, com o objetivo de fortalecer a democracia na educação pública brasileira.

Divulgação.

Programação 

A programação de palestras será retomada ainda na noite desta quinta-feira com o tema “Financiamento da Educação Básica: desafios e controle social”, às 19h, no Auditório do CLCH. Participam da mesa os professores Simone de Fátima Flach, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Juca Gil, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A mediação será da professora Michelle Fernandes Lima, da Universidade do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). 

Após o período dedicado às reuniões entre os participantes dos estados do Sul, na manhã desta sexta, a programação de palestras vai ser retomada com o tema “Políticas de valorização docente: relações entre formação, carreira e remuneração”, às 14h, no Auditório do CLCH. Contando com a mediação da professora Maria Silvia Cristofoli (UFFS), este debate contará com a presença dos professores Andrea Gouveia (UFPR) e Marcos Edgar Bassi (UFSC). 

O encerramento do VII Seminário de Política e Administração da Educação da Região Sul será às 19h, com a conferência “Perspectivas para a educação no governo Lula”, do professor Romualdo Portela de Oliveira. Este debate terá a mediação da professora do Departamento de Educação da UEL Gisele Masson.

Mais informações podem ser solicitadas pelo WhatsApp (42) 9 9813-9990.

Leia também