UEL sedia III Seminário da Undime PR, que discute ensino público municipal

Evento realizado no Anfiteatro Cyro Grossi conta com palestras e mesas redondas para debater experiências de gestores e servidores da Educação no Paraná.

Entre os dias 12 e 13 de setembro, a Universidade Estadual de Londrina recebe centenas de servidores de secretarias municipais de educação participantes do III Seminário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime/PR). Promovido pela entidade, o evento foi realizado no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), e contou com palestras e mesas para a troca de experiências entre gestores e servidores das equipes técnicas de municípios do Paraná.

O tema central desta edição foi “Alfabetização e Letramento: processo de ensino e aprendizagem”. Por isso, a programação do primeiro dia contou com mesas de debates sobre políticas de alfabetização e o regime de colaboração; educação antirracista; monitoramento e avaliação educacional e alfabetização matemática. “Esse seminário foi preparado para, realmente, trazer uma reflexão sobre tudo aquilo que envolve a alfabetização, a prática pedagógica dos nossos alunos. Estamos muito contentes e já estamos com a programação do 4º evento, que será na cidade de Foz do Iguaçu”, destaca a presidente da Undime/PR, Marcia Baldini.

III Seminário da Undime/PR contou com a participação de cerca de 450 profissionais da educação. (André Ridão COM/UEL).

Trazendo apresentações artísticas, a abertura também contou com as presenças da secretária municipal de educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e do vice-reitor da UEL, o professor Airton Petris, que recebeu um agradecimento da organização. “O local escolhido foi a UEL até porque, conforme manifestações da organização, é o reconhecimento de que temos um papel importante no nossos cursos de licenciatura, ofertando uma formação social que valoriza as questões relacionadas à cidadania”, destaca.

Para a secretária municipal de Educação, é uma honra para Londrina sediar um evento estadual de educação, “onde vamos discutir a alfabetização em um momento que todo o país está voltado para esse tema”, destaca.

A presidente da Undime/PR, Marcia Baldini, e o vice-reitor da UEL, Airton Petris, durante o encerramento do evento (Foto: Josiel Martins/Undime PR).

Conforme a Undime, as palestras também foram pensadas para atender educadores interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas de modo a contribuir para o avanço da educação pública no Paraná. Desta forma, programação do segundo dia também promoveu momentos para trocas de experiências entre gestores, além de temas como prestação de contas acerca dos recursos utilizados pelas prefeituras e os desafios da alfabetização no processo de desenvolvimento das crianças.

Além da secretária municipal de educação de Londrina e do município de Serranópolis do Iguaçu, Leandro Luiz Hippler, participaram da mesa-redonda desta quarta-feira a professora Celia Siombalo Chaida, do município de Ivaí. O convidado da mesa-redonda dedicada à prestação de contas sobre os recursos utilizados pelas prefeituras foi o auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), João Halberto Balduino Maciel.

Encerrando o segundo dia, a docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Daniela Freitas Brito Montoani, vice-presidente do Grupo de Pesquisa em Alfabetização (GPA), abordou os Desafios da Alfabetização no Processo de Desenvolvimento da Criança. O grupo é vinculado ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fundado por uma das maiores referências do País no tema, a professora Magda Soares (in memorian).