Laboratório dos Anos Iniciais promove atividades do mês da criança e do professor

Ações feitas no Ceca reunirão professores e alunos da Educação, Biblioteconomia e Música para contação de histórias e formação de leitores.

Marcado por duas datas que enaltecem duas pontas fundamentais do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil – criança e professor -, o mês de outubro também contará com atividades formativas e lúdicas, voltadas a estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina e alunos da Educação Básica. A iniciativa é do Laboratório dos Anos Iniciais (LAI) e tem o objetivo de promover momentos de convivência com aspectos artísticos, culturais e científicos envolvendo educação, alunos e professores. As atividades começam nesta quarta (18) e vão até 27 de outubro em espaços do Ceca e do Colégio de Aplicação Pedagógica do Campus Universitário.

A programação do Mês da Criança e do Educador começa com uma atividade de contação de histórias, na sala 640 do Ceca, por graduandos do curso de Pedagogia. Na “Hora do Conto”, será apresentado o conto “O Grande Rabanete”, da escritora Tatiana Belinky. Esta programação será entre os dias 18 e 19 de outubro, às 10h e 14h, no mesmo local.

De acordo com o coordenador do Laboratório dos Anos Iniciais, professor Rovilson José da Silva, do Departamento de Educação, o objetivo é oportunizar uma reflexão ao graduando de Pedagogia sobre o uso pedagógico e intencional da contação de histórias na escola, tendo como propósito a formação de leitores. A perspectiva desta proposta encontra aderência no Objetivo 4 – Educação de Qualidade – da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “Ao estudar, discutir e refletir acerca da situação do educador, potencializamos a educação para se tornar uma das ferramentas para assegurar a educação inclusiva, equitativa e de boa qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, destaca o coordenador.

Outro objetivo importante é instigar o estudo e a reflexão acerca da Educação Ambiental. Para isso, a programação também irá trazer a oficina intitulada “Do Algodão ao Tecido”, às 8h deste sábado.

Na semana que vem, é a vez dos estudantes do curso de Música da UEL que participam do Projeto Música Criança apresentarem suas atividades. Voltada ao público em geral, a apresentação começa às 10h, na praça do Ceca.

A programação do Mês da Criança e do Educador vai ser retomada no dia 26 de outubro, com outras atividades voltadas à Educação Ambiental. Intitulada “É a Sua Vez: curadoria literária em Educação Ambiental”, a atividade vai ser voltada aos alunos do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação Pedagógica do Campus universitário.

A programação do Mês da Criança é coordenada pelos docentes da Educação Rovilson José da Silva, Andréa Haddad Barbosa e Greice Ferreira da Silva, além de Helena Ester Munari Nicolau Loureiro (Música). Também conta com a participação de graduandos em Biblioteconomia.