UEL reúne docentes no 1º Fórum Paranaense dos Programas de Educação Tutorial
UEL reúne docentes no 1º Fórum Paranaense dos Programas de Educação Tutorial
Encontro realizado pela Fundação Araucária e pela SETI abordou as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas instituições do estado.Docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior do Paraná participaram do 1º Fórum Paranaense dos Programas de Educação Tutorial (PET), organizado pela Universidade Estadual de Londrina nesta sexta-feira (4). O evento é uma realização da Fundação Araucária e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e ocorreu de forma remota através do Canal do Youtube oficial da Instituição.
Durante a transmissão, quatro professores associados à grupos dos Programas de Educação Tutorial participaram da mesa redonda “O fazer PETiano: vivência, ciência e coletividade”. Estavam presentes a professora Deise Rosana Simões (UEPG), a professora Daniele Ukan (Unicentro) e o professor Antonio Carlos Gonçalves (UEM). A mediação do debate ficou por conta do professor Paulo Liboni, do Departamento de Matemática da UEL. Paulo é o docente responsável pelo PET de matemática da Universidade.
Os “PETs” da UEL
No início do ano, a fim de fortalecer e expandir as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior do Paraná, a Fundação Araucária deu início ao Programa de Apoio à Educação Tutorial Pesquisa-Ensino-Extensão (PRÓ-PET). A partir da iniciativa, o órgão, em parceria com a SETI do Paraná, disponibilizou recursos financeiros para a ampliação dos grupos PET de sete Instituições Estaduais, as quais puderam apresentar suas propostas conforme Chamada Pública 04/2024.
Dentre os vinte projetos aprovados pela Fundação, a Universidade Estadual de Londrina obteve auxílio financeiro para quatro grupos, referentes aos cursos de Ciências Biológicas (coordenado pelo professor Emerson José Venâncio, Departamento de Ciências Patológicas), Química (coordenado pela professora Carla Cristina Perez, Departamento de Química), Computação e Design (coordenado pelo professor Rodolfo Miranda de Barros, Departamento de Computação) e Odontologia (coordenado pelo professor Ademar Takahama Junior, Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil).
Cada um dos novos projetos conta com doze alunos de graduação contemplados por bolsa, além do docente tutor, os quais deram início às atividades já no mês de setembro. Os quatro grupos se juntam a outros cinco projetos pré-existentes da UEL, que são, por sua vez, PETs federais fomentados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE) do Ministério da Educação (MEC).
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.