Simpósio Internacional da Infância, Educação e Teoria Crítica está com inscrições abertas

Simpósio Internacional da Infância, Educação e Teoria Crítica está com inscrições abertas

Evento fomenta a formação de professores com discussões sobre educação ambiental

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está com inscrições abertas para o VI Simpósio Nacional e III Simpósio Internacional da Infância, Educação e Teoria Crítica, que será realizado entre os dias 6 e 10 de outubro, em formato híbrido, e com vagas limitadas. Sob o tema “Educação ambiental e formação de professores em tempos de travessia: perspectiva crítica de ação humana na e com a natureza”, o evento procura fomentar uma formação de professores que incorpore discussões sobre a educação ambiental aplicada à infância e o fortalecimento da relação das crianças com a Natureza.

O simpósio é uma ação do CRITinfância, projeto do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC/UEL), do Departamento de Educação da Universidade que, há 15 anos, desenvolve pesquisa e extensão com formação de educadores. Baseado na ideia de uma infância crítica, o coletivo explora novas perspectivas de trabalhos voltados a essa fase da vida e à criança pequena. Dentre outros envolvidos na sua realização, estão a Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão (APAEX) e o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (GEEII/UEM).

O evento

Ancorado na defesa do direito da criança à Natureza como pilar para seu pleno desenvolvimento, o evento trará palestras, mesas redondas “verdes” e rodas “verdes” de conversas, além de ateliês, uma aula passeio com vagas limitadas e as apresentações de trabalhos submetidos, estas previstas para a tarde do dia 9.

Simpósio Internacional da Infância, Educação e Teoria Crítica está com inscrições abertas. Reprodução: Instagram

Com exceção dos ateliês, organizados nas salas do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), toda a programação será realizada no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e transmitida on-line pelo canal do projeto no YouTube (exceto a aula passeio).

As atividades começarão com conferência de abertura programada para a noite do dia 6, às 19h, com o tema “Desafios e possibilidades das escolas brasileiras no Japão para Educação Ambiental” e apresentação de Toshio Saito, presidente da Associação de Escolas Brasileiras no Japão (AEBJ). A mediação será da professora Marta Furlan, Departamento de Educação da UEL, coordenadora do CRITinfância e líder do GEPEITC; e Marta Chaves, docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM. 

A agenda será encerrada na manhã do dia 10, às 9h, com conferência intitulada “O papel da floresta no processo de mitigação dos efeitos da mudança do clima global”. O encontro de finalização será ministrado por Niro Hagushi, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e mediado pelas mesmas docentes.

Inscrições

As inscrições para ouvintes ficarão abertas até o dia 6 de outubro, às 23h59, e deverão ser feitas pelo site da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX). Os inscritos receberão certificado de 40 horas emitido pela Universidade e, caso não consigam participar presencialmente do evento, poderão acompanhá-lo on-line. 

Para interessados na apresentação de pesquisas e nos relatos de experiências, o prazo para submissão de trabalhos se encerra na próxima segunda (1º). Os expositores devem fazer apresentações dentro dos seguintes eixos temáticos, que devem estar devidamente identificados nos projetos: Educação e Infância; Educação Básica e Práticas Pedagógicas; Formação de Professores e Educação Crítica; Educação Inclusiva, Diversidade, Justiça e Direitos Humanos; Linguagens, Saberes e Culturas na Educação; e Educação Ambiental e Ação Educativa Crítica na Natureza. Os trabalhos devem ser enviados pelo Sistema de Submissão de Trabalhos em conformidade com as normas estabelecidas pelo CRITinfância, disponíveis no site do projeto.

*Estagiário da Coordenadoria de Comunicação Social

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.