Doação de 300 tablets reforça inclusão digital junto aos estudantes

Doação de 300 tablets reforça inclusão digital junto aos estudantes

Remessa de equipamentos atende demanda dos estudantes, garantindo o acesso deles ao ensino remoto emergencial.

A UEL recebeu a doação de 300 tablets, que serão utilizados para inclusão digital dos estudantes de graduação nas atividades remotas emergenciais. Os equipamentos foram doados pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB/Londrina) para a campanha Acess@ UEL – Rede Inclusiva para Estudantes. A formalização foi realizada nesta quinta-feira (29), no gabinete do reitoria, e a entrega do material feita no Serviço de Bem-estar à Comunidade (SEBEC).

Doação foi oficializada ontem, quinta-feira (29), com a presença dos representantes do Siccob

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, agradeceu a doação dos aparelhos e reconheceu a importância da ação para a inclusão dos alunos. “Somos muito gratos pelo que vocês fizeram aos nossos estudantes. A marca da UEL é a inclusão e nós não abrimos mão disso”, afirmou o reitor.

Ao saber da campanha da UEL, o diretor-presidente do SICOOB Londrina, Elisberto Jose Torrecilhas, reconheceu que era uma importante ação para cooperar com a comunidade. “Alguém que lutou para entrar na UEL não pode ficar sem o acesso às aulas. Nós somos a comunidade e, para nós, foi uma oportunidade para ajudar”, disse.

Como explica a diretora do SEBEC, Betty Elmer Finatti, essa quantidade de equipamentos recebidas atende a uma nova demanda de estudantes. São casos em que os alunos tiveram, por exemplo, algum problema com o computador que já utilizavam ou tentaram utilizar o celular e este não apresentou as configurações necessárias. “Para nós, dá esse fôlego de poder continuar atender com qualidade os alunos que estão ressentidos com a falta de equipamentos”, afirma.

Equipe do SEBEC é responsável pelo empréstimo dos equipamentos junto aos alunos

Betty Elmer Finatti explica que a primeira demanda de estudantes, que não possuía equipamentos, foi completamente atendida. “Todos os estudantes que requereram, juntos aos Colegiados dos cursos, foram atendidos. Todos os tablets e celulares recebidos de outras doações foram distribuídos”, afirma. Os equipamentos foram emprestados aos alunos, com assinatura do termo de comodato.

Participaram também da formalização e da entrega dos equipamentos o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, e o diretor comercial do SICOOB Londrina, Rodnei Carlos Muller Fernand.

Campanha – A campanha Acess@ UEL visa garantir o acesso dos estudantes que não possuem equipamentos e que necessitam de apoio ou suporte de internet para acompanhar as aulas do ensino remoto emergencial. Centenas de equipamentos e chips com pacotes de internet já foram emprestados aos estudantes, em ações do SEBEC e da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).

As comunidades interna e externa se mobilizaram para a doação de tablets e laptops, em ações individuais, de grupos de servidores e de instituições. A partir de contato com os parlamentares paranaenses e a sociedade civil organizada, a UEL conseguiu também, junto à Receita Federal cerca de R$ 1 milhão em equipamentos – Confira aqui.

Leia também

Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]


UEL abre edital para contratação de técnicos por meio de Processo Seletivo

A UEL lançou o edital (PRORH 043/2023) para contratação de técnicos em laboratório em Processo Seletivo Simplificado (PSS). São duas (2) vagas: Laboratório de Nutrição e Dietética, e Radiojornalismo e Telejornalismo, ambas para jornada de 40 horas semanais.Para o primeiro, o candidato deve ter concluído Ensino Pós-Médio ou Curso Profissionalizante e Registro no Conselho Regional […]


Pesquisa analisa inserção de haitianos no território paranaense por meio do trabalho

Todos os dias, o Paraná recebe imigrantes de diversos lugares do mundo. Seja por catástrofes ambientais ou dificuldades econômicas e/ou sociais, o objetivo de quem deixa o país de origem é sempre o mesmo: conseguir melhores condições de vida. Buscando avaliar o sucesso desse propósito, a tese do doutorando Lineker Alan Gabriel Nunes investigou como […]


Livro homenageia professora e pesquisadora de Estudos da Linguagem

A professora Esther Gomes de Oliveira (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CLCH) foi homenageada por outros professores, pesquisadores e ex-orientandos com a publicação do livro “Dimensões e materialidades da argumentação: homenagem a Esther Gomes de Oliveira” (editora Pontes, Campinas/SP). Organizada pelos professores Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Roberta Maria Garcia Blasque, Antonio Lemes Guerra Junior […]