Evento capacita estudantes de Direito para simulações das Nações Unidas

Atividade faz parte do Programa de Formação Complementar em Direitos Internacionais dos Direitos Humanos e Mecanismos de Soluções de Conflitos.

Estudantes do curso de Direito, do Centro de Ciências Sociais Aplicados (CESA) participaram dias 21 a 22 de novembro da I Mini Simulação UEL das Nações Unidas. O evento segue o mesmo formato da Simulação UEL das Nações Unidas (SUN), realizada desde 2018 pela Equipe SimulaUEL, dentro do Programa de Formação Complementar em Direitos Internacionais dos Direitos Humanos e Mecanismos de Soluções de Conflitos, ligado ao Departamento de Direito Privado (CESA). A diferença é a adaptação para o formato online, com transmissão pelo Google Meet.

Para a estudante do 4º ano, Livian Schwarz, integrante da Equipe SimulaUEL, a atividade online representa um desafio que exige a máxima dedicação e a adaptação de todos os participantes. Organizados em dupla, 30 estudantes da equipe tiveram a oportunidade de colocar em prática temas estudados nas áreas de Direito Internacional e Direitos Humanos. Foi simulado um comitê internacional, no caso, o 3º Comitê da Assembleia Geral da ONU para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários (SoCHum).

Cada dupla representou um país, sendo que antes da atividade eles estudaram detalhadamente como o país se posiciona sobre o tema “A crise humanitária na Líbia”. “Nos dias do evento, haverá sessões para que eles debatam esse tema, com todo o decoro diplomático, devendo confeccionar ao final do evento uma resolução, como fazem verdadeiramente os comitês da ONU”, conta Livian.

Simulação – Antes da simulação, os alunos participaram de reuniões preparatórias para debater o comitê que iriam simular, além do tema e as regras de funcionamento da simulação. “Essas reuniões trouxeram grandes aprendizados. Além disso, na simulação os alunos aprimoraram habilidades de escrita, oratória e pesquisa. É realmente um evento muito engrandecedor”, afirma a estudante Livian Schwarz.

Para se prepararem, eles contaram com a orientação da coordenadora do Programa, Márcia Teshima, professora do Departamento de Direito Privado (CESA). “Preparar-se para uma competição é uma tarefa exclusiva dos alunos.  Nós, professores, temos a missão de orientá-los, colaborar na seleção de material legal, doutrinário e jurisprudencial ao estudo do caso hipotético, fazer a leitura e correções dos textos, já que os alunos devem também estar aptos a desenvolver um bom texto escrito”, explica a professora.

O objetivo do evento é colaborar para a disseminação da cultura de simulações, chamadas de MUNs, difundindo os benefícios dessa iniciativa como ferramenta pedagógica de ensino em práticas como a oratória, debate, escritura, pensamento crítico, liderança e cooperação. A intenção é que os integrantes da Equipe SimulaUEL se familiarizem com esse formato de evento, e as respectivas regras e particularidades.

Participações – A professora Márcia Teshima conta que desde 2006 são realizados estudos e preparação de equipes da UEL para participação em eventos nacionais e internacionais. Ela lembra que a primeira participação foi em maio de 2007, no Julgamento Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos (IAMOOT), em Washington (EUA). Na ocasião, a equipe da UEL, formada pelas estudantes Fernanda Acaun de Santana e Carolina Casotti Duque de Bárbara, com orientação da professora, foi premiada pelo 1º Melhor Memorial do Estado, em Português.

Depois disso, a participação no evento ocorreu em 2017, 2019 e maio deste ano.  Nesta última edição, realizada online, as estudantes Julia de Cresci Oliveira Matsuda e Beatriz Fagionato Oliveira representaram a Universidade e ganharam o prêmio do 2º melhor Memorial do Estado em Português.

Carreira – Para Márcia, a participação em eventos como este agrega pontos importantes na formação do estudante. “Esse exercício acadêmico, possibilita e exige desenvolvimento de uma boa oratória e argumentos convincentes, uma vez que desses encontros são demandados a elaborar uma Resolução sobre um determinado tema”. Além disso, conforme destaca a professora, eventos como este colaboram para a definição de carreiras futuras dos participantes. “Um exemplo são as ex-alunas da competição internacional de 2007. Ambas trabalham em Genebra: uma no Alto Comissariado das Nações Unidas e a outra em uma Organização Internacional contra a Violência”, conta.

Márcia Teshima defende ainda que as participações dos estudantes em competições internacionais projetam o nome da UEL no cenário acadêmico, porque nestes evento estão instituições de diversas partes do mundo e todas elas têm em comum “o estudo do direito internacional dos direitos humanos e a preocupação com a formação de seus alunos”.