Programação do NAC tem debate sobre impacto da Política Nacional de Educação Especial

Formação é direcionada aos professores da comunidade interna e externa, além de estudantes da graduação e pós-graduação.

Reinaldo C. Zanardi

Agência UEL

O Núcleo de Acessibilidade (NAC), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) vai debater em fevereiro os “Impactos no ensino superior do Decreto Federal n. 10.502/2020 que Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida”. O processo de inscrição para a formação ainda vai ser divulgado pelo NAC.

Este será o primeiro encontro do núcleo que está organizando a programação para todo o ano de 2021. A psicóloga da PROGRAD, que integra a equipe do NAC, Ingrid Caroline de Oliveira Ausec, afirma que podem participar da formação professores das comunidades interna e externa e todos os interessados na temática, como estudantes, técnicos e familiares. “Sempre propomos temas que estão em debate no cenário da inclusão no ensino superior e sugestões de interesse do grupo. Vamos montando os assuntos a cada mês”.

Ingrid Caroline de Oliveira Ausec afirma que toda pessoa tem peculiaridades que vão facilitar ou dificultar seu processo de aprendizagem. “Assim com as pessoas com deficiência não é diferente”, comenta. “No entanto, existem particularidades nesse grupo de estudantes, que devem ser levadas em consideração. Como o cuidado e a atenção às barreiras físicas, metodológicas e atitudinais, que precisam ser trabalhadas ao longo da escolarização.”

Ações – A psicóloga do NAC afirma que durante o ano de 2020, foram realizadas muitas adaptações e o resultado superou as expectativas do grupo. “Para 2021 estamos ansiosas para a retomada da formação”. O órgão foi criado em 1991 como Comissão Permanente de Acompanhamento de Estudantes com Deficiência. Em 2002, foi reformulado passando a denominar-se Programa de Acompanhamento a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais. Em 2009, foram consolidadas as suas ações na área de Educação Especial, sendo reestruturado enquanto Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC/UEL).