Congresso de Educação Física Escolar reúne 460 participantes e segue com atividades até dia 7

Conferência de abertura foi preferida pelo professor Manuel Sérgio Vieira e Cunha, da Universidade Técnica de Lisboa. Programação segue até 7 de outubro.

Mais de 460 inscritos participaram nesta segunda-feira (27) da abertura do 10º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar (CONPEF) e do 5º Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física, organizados pelo Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). Participaram da abertura o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, o professor José Augusto Victoria Palma, do Departamento de Educação Física, um dos coordenadores do CONPEF, professores, alunos e convidados.

Abertura oficial do CONPEF contou com convidados e alunos e professores entre os mais de 400 inscritos

A conferência de abertura, em formato online, teve como palestrante o professor Manuel Sérgio Vieira e Cunha, da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Ele falou sobre “Motricidade humana e o ensino da Educação Física frente às demandas sociais emergentes”.

Com o tema “Educação Física Escolar: Aprofundamento epistemológico pluralista e o compromisso com as demandas sociais emergentes”, a programação dos eventos segue até 7 de outubro, com dias específicos de atividades em formato remoto. O evento reúne ainda outras conferências e salas de conversas temáticas, transmitidas pelo YouTube. Também integram a programação mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos na modalidade comunicação oral e salas de conversas ativas pelo Google Meet.

Professor Manuel Sérgio Vieira e Cunha, da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), abordou os temas motricidade humana e o ensino da Educação Física.

Segundo o professor Palma, apesar das inscrições já estarem encerradas, todos os interessados na temática podem acompanhar as transmissões das conferências pelo canal do CONPEF. Também coordena o congresso a professora Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, do Departamento de Estudos do Movimento/CEFE.

Foram convidados para o evento pesquisadores de universidades renomadas, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), entre outras, além de professores e profissionais da Secretaria da Educação e do Esporte (SEED) do Paraná.

Programação

As próximas atividades ocorrem na quarta-feira (29), a partir das 14 horas, com três minicursos: Inclusão escolar: experiências da educação física em perspectiva colaborativa; O corpo em movimento da criança de 07 a 10 anos; e Esporte orientação na educação física escolar.

No período da noite, às 19 horas, está marcada a sala de conversa temática “Ser professor de Educação Física: no ensino presencial, remoto ou híbrido”, com os professores Luciano Basso, da USP, e Luiz Claudio Santos Cortez, da SEED-PR.

As atividades subsequentes estão marcadas para os dias 1º, 6 e 7 de outubro. A conferência de encerramento será dia 7, às 18h30. O tema “Professores de Educação Física como experts adaptativos, aprendizagem ao longo da vida profissional e compromisso social”. O convidado é Marcos Godoi, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e da Secretaria Municipal da Educação de Cuiabá.

A programação completa pode ser acessada no site do CONPEF.