Deputado confirma previsão de recursos na LOA para custeio de bolsas de estudos

Emenda no valor de um milhão será destinada para ações de permanência estudantil.

Pedro Livoratti

Agência UEL

Em ofício enviado à Reitoria na quinta-feira (16), o deputado estadual Arilson Chiorato, informou sobre a destinação de emenda parlamentar da ordem de R$ 1 milhão destinados a auxílio financeiro a estudantes a partir do próximo ano. De acordo com o documento, encaminhado ao reitor Sérgio Carvalho, o dinheiro foi indicado na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022, aprovada no início deste mês pela Assembleia Legislativa (ALEP), e que prevê as receitas, despesas, programas e ações que serão realizados durante o ano, bem como o orçamento referente aos órgãos da administração direta e indireta do estado.

Segundo o reitor, o recurso, previsto para ser liberado ainda no decorrer do próximo ano, chega em um momento oportuno. As atividades acadêmicas presenciais serão retomadas a partir de 24 de janeiro, início do segundo semestre de 2021. De acordo com o reitor, o recurso deverá ser revertido, em sua totalidade, para pagamento de bolsas para estudantes, com foco prioritário em ações de permanência estudantil.

Após confirmação da disponibilidade orçamentária/financeira durante o ano de 2022, os critérios para que os estudantes tenham acesso ao benefício será definido entre as três Pró-reitorias acadêmicas – Proex, Prograd e Proppg -, juntamente com o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC) da UEL. Por fim, o reitor afirma: “Este recurso é fundamental para conseguirmos apoiar, de alguma maneira, os estudantes que mais sofreram os efeitos da perda de renda resultante da pandemia. Estes estudantes terão um suporte para se manterem na universidade e, com isso, terem melhores perspectivas profissionais e de renda no futuro”.