NDPH e Museu Histórico promovem curso sobre preservação do passado e memória coletiva

NDPH e Museu Histórico promovem curso sobre preservação do passado e memória coletiva

Atividade será realizada entre os dias 13 e 14 de novembro e pretende facilitar o acesso ao conhecimento para gerações futuras e atuais.

A memória é considerada a capacidade humana responsável por reconstruir e preservar experiências passadas. Para além disso, a documentação e a arquivação da memória coletiva desempenham um papel crucial na compreensão do passado, presente e futuro para as futuras gerações. Com isso em mente, o Núcleo de Pesquisa e Documentação Histórica (NDPH) da UEL vai realizar um curso entre os dias 13 e 14 de novembro, focado em discutir justamente a importância de políticas culturais para a conservação do patrimônio documental.

O curso “Arquivística e Preservação do Patrimônio: o lugar e a função dos arquivos no âmbito das políticas culturais de preservação do patrimônio” visa definir o papel desempenhado por instituições públicas e privadas na guarda e na preservação de arquivos da memória social, com o propósito de facilitar o acesso ao conhecimento contido nesses conjuntos documentais para gerações futuras e atuais. Os principais tópicos do curso incluem as diferenças no papel institucional de arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação, bem como a patrimonialização de documentos e bens culturais, além de outros tópicos ligados à preservação histórica.

Divulgação.

O curso será ministrado pela professora Célia Reis Camargo, bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP), das 14h às 18h, na Sala de Eventos do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Célia atua principalmente sobre os seguintes temas: memória social, patrimônio cultural, história contemporânea do Brasil, história política e centros de documentação, com ênfase para os acervos arquivísticos. 

A atividade é uma realização do NDPH, Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss e Associação dos Amigos do Museu Histórico (Asam). As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas até o dia 12 de novembro, através do QR code na imagem acima.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também