ArbUEL vence quesito na primeira participação em competição nacional

ArbUEL vence quesito na primeira participação em competição nacional

A ArbUEL, projeto de pesquisa e extensão, tem como objetivo de preparar os alunos do curso de Direito para atuar em busca da solução de conflitos.

José de Arimathéia

Agência UEL


A equipe de Arbitragem da UEL (ArbUEL), criada em 2016 e formada por alunos do curso de Direito, ficou em primeiro lugar no quesito “Memoriais da Requerida” na VI Competição de Arbitragem Empresarial (CAEMP), organizada pela PUC-RS, que contava com 21 equipes classificadas. A fase oral da competição ocorreu neste final de semana por via remota e o resultado foi divulgado neste domingo, dia 23.

Foi a primeira vez que a ArbUEL participou desta competição e ficou em 1º lugar de memoriais da requerida, 5º lugar de memoriais da requerente e 12º lugar na avaliação geral (fase escrita e oral). A competição consiste em duas etapas: a escrita, na qual as equipes devem submeter dois memoriais, cada um representando uma parte do procedimento (requerente e requerida), baseado nos fatos de caso fictício; e a oral, na qual duas duplas representam a equipe em painéis contra outras universidades e escritórios de advocacia.

Equipe do Arb UEL é formada por estudantes do curso de Direito (FOTO: Divulgação).

Segundo a professora Patricia Ayub da Costa (Direito Público – Centro de Estudos Sociais Aplicados/CESA), coordenadora do projeto ArbUEL, o caso fictício da VI CAEMP foi desafiador, pois envolveu a discussão sobre a exclusão de um sócio minoritário que se recusou a garantir um empréstimo superior ao seu capital social integralizado. “Além destas questões societárias, os alunos tiveram que pesquisar sobre eventual renúncia da via arbitral em razão do requerente ter buscado o Poder Judiciário para medidas de urgência e a escolha da câmara de arbitragem”, explicou.

Solução de conflitos

A ArbUEL consiste em um projeto de pesquisa e extensão da UEL, criado com o objetivo de preparar os alunos do curso de Direito para atuar em busca da solução mais adequada de conflitos, assim como exercer a prática jurídica em arbitragem mediante participação em competições regionais e nacionais. A equipe é formada por 22 estudantes do primeiro ao quinto ano do curso de Direito da UEL, representada na competição por seus quatro oradores (Laura Larini, Marianne Freitas, Gabriel Fernando Lopes e Gabriel Fernandes Pedro) e duas coaches (Ana Elisa Bertolin e Gabriela Venâncio). Além deles, também trabalharam neste caso os alunos: Giulia Furlan, Victor Tsuka, Anna Luiza Cremonezi e Erika Vitória dos Santos.

“É uma imensa honra coordenar uma equipe que trabalha tão bem questões de cunho teórico e prático, o desenvolvimento dos alunos é espetacular, sendo que alguns ex-moots já estão se destacando no mercado de trabalho. A equipe tem se destacado a cada competição que participa e neste ano participaremos de três competições nacionais”, comenta a professora Patricia Ayub.

Giulian Furlan, membro da equipe, ressalta que esse prêmio representa muito para a ArbUEL. “É fruto da comunhão dos esforços de todos os membros da equipe, e de todos os que acreditaram e ainda acreditam no potencial da UEL”, destaca.

Legislação

A arbitragem no Brasil é regulamentada pela Lei 9.307/96, atualizada pela Lei 13.129, de 2015. A professora Patricia, junto com a professora Tania Lobo Muniz (Direito Público), publicou ano passado um livro sobre esta legislação: “Lei de Arbitragem e Lei de Mediação Anotadas” (Editora Thoth, de Londrina).

Conheça mais sobre a ArbUEL; ou acesse @equipearbuel.

(FOTOS: Divulgação/ArbUEL).

Leia também

UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]


SETI, Fundação Araucária e UEL apresentam Arranjo de Pesquisa e Inovação com foco na Biodiversidade 

A Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) juntamente com a Fundação Araucária e a UEL apresentaram nesta terça-feira (28) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia que tem o objetivo de integrar grupos com foco na diversidade ambiental e na redução dos impactos das mudanças climáticas. […]


Capacita DCNT passa para fase de formação de profissionais

Capacita DCNT, um projeto cujo título original é “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) do Estado do Paraná no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa”, teve abertura oficial na sexta-feira, dia 24, no Anfiteatro do HU. Trata-se da segunda etapa […]


Crianças hospitalizadas do HU fazem seus próprios cupcakes de Páscoa

Pacientes mirins do Hospital Universitário da UEL tiveram uma tarde de diversão, no útlimo dia 22, ao lado do Chef Taico, chefe de cozinha, YouTuber  e padrinho do projeto que desenvolveu a ação. As crianças botaram a mão na massa e decoraram seus próprios cupcakes com confetes coloridos, cobertura de chocolate, coelhos e ovinhos de chocolate. A […]