Parceria UEL e IDR viabiliza participação de docentes e alunos na Via Rural

Parceria UEL e IDR viabiliza participação de docentes e alunos na Via Rural

A 27ª edição da Via Rural Smart Farm, que integra a ExpoLondrina 2023, recebe mais de 20 oficinas temáticas a partir de 10 de abril.

Espaço de difusão do conhecimento e de novas tecnologias para o campo e de promoção do desenvolvimento rural sustentável, a Via Rural Smart Farm é um dos principais atrativos da ExpoLondrina, recebendo todos os anos visita de boa parte do público presente no Parque de Exposições Governador Ney Braga durante a feira. Neste ano, Via Rural Smart Farm contará com 33 unidades expositivas inteligentes e de inovação aberta e a expectativa de visitação é de 240 mil pessoas ao longo da ExpoLondrina, que será realizada entre os dias 6 e 16 de abril.

A edição deste ano, a 27ª da Via Rural, contará com a presença de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação da UEL, que atuarão em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR),  Sociedade Rural do Paraná e Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), para oferecer apoio técnico na programação e ampliar a divulgação do conhecimento produzido em projetos de pesquisa, ensino e extensão. 

“Participar da Via Rural é a oportunidade de dar visibilidade ao trabalho de ensino, pesquisa, extensão, inovação e produção de tecnologia desenvolvido por nossos professores, pesquisadores, técnicos, extensionistas e estudantes. É reforçar a capacidade da academia em ajudar a responder as demandas da sociedade, com abertura para a sociedade participar de forma ativa nesse processo. Além disso, é o espaço para estreitar e fortalecer os laços entre UEL, IDR e Sociedade Rural do Paraná (SRP)”, destacou a reitora da UEL, Marta Favaro.

Programação técnica

A programação de eventos técnicos conta com 10 seminários de abrangência mesorregional e estadual, podendo ser conferida em detalhes na página de eventos da SRP. Somente no Recinto Horácio Sabino Coimbra, a expectativa de público é de 2,5 mil pessoas. Mais de 20 oficinas temáticas também serão realizadas no espaço Via Rural Smart Farm e outra quatro serão ministradas por pesquisadores da UEL no Pavilhão Smart Agro.

UEL na Expo 

Conforme a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), a UEL estará representada em 13 unidades expositivas através dos seus diversos setores, órgãos suplementares, centros de estudos e projetos. 

Um destes espaços busca manter viva a história do café na Região Norte do Paraná, representando um atrativo histórico para os visitantes. O Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss estará presente com parte do seu acervo histórico composto por fotos, vídeos, objetos e imagens de trabalhadores da cafeicultura. “O grande foco da mostra são os trabalhadores do café”, destaca a diretora do Museu Histórico de Londrina e professora do Departamento de História (CLCH), Edméia Ribeiro.

Além do café, outro importante produto que ajuda a contar a história do Paraná estará representado pela UEL na ExpoLondrina: a seda. Por meio do projeto “Seda: O fio que transforma”, a docente do Departamento de Design (Ceca) e assessora de Relações Institucionais e Inovação da Fundação Araucária, Cristiane Cordeiro Nascimento, irá coordenar a apresentação de todas as tecnologias e inovações que envolvem a produção do fio da seda no estado, bem como os desafios da produção, as derivas de agrotóxicos e a ergonomia no trabalho.

Pecuária 

A 27ª edição da Via Rural Smart Farm contará com mais de 30 docentes da UEL, responsáveis pela coordenação de pesquisas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da agricultura. Durante a feira, as equipes formadas por estudantes de graduação e pós-graduação farão apresentações e atenderão ao público. 

Amplamente procuradas pelos produtores rurais, as unidades expositivas de Pecuária de Corte e Pecuária de Leite também contarão com a presença de pesquisadores de ponta, responsáveis pela coordenação de pesquisas e projetos de extrema relevância para o País e que atuam como docentes na UEL. 

O tema central da unidade de Pecuária de Corte será o melhoramento genético do rebanho e a qualidade da carne bovina produzida no Paraná por meio de biotécnicas reprodutivas. Além de contar com atividades lúdicas para crianças, o estande trará atividades técnicas, com o tema Saúde Única a partir das experiências no combate à Toxoplasmose humana e animal, do professor João Luis Garcia, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA). Integrante do mesmo departamento, a professora Ana Paula Loureiro Bracarense irá comandar a temática “Micotoxinas Emergentes: novas espécies, novas toxinas, novos efeitos”.

A unidade expositiva voltada à Pecuária de Leite contará com atividades e exposições conduzidas pelos professores Ana Maria Bridi, Amauri Alcindo Alfieri, Alice Alfieri, Alaís Dall Agnol, Michele Lunardi, Ana Paula Fruchi, Lucienne Giordano, Natalia Gonzaga, Roberta Lemos Freire, Elis Lorenzetti, Karina Marques Flabian e Selwin Arlington Headley.

Agricultura sustentável, biodiversidade e inovação 

O docente do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (CCB) Halley Caixeta de Oliveira irá conduzir a apresentação do processo de implantação e consolidação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) em Biodiversidade do Estado do Paraná – Napi de Biodiversidade, lançado recentemente em evento da Fundação Araucária na UEL.

Já a professora do Departamento de Ciências Biológicas (CCB) Claudia Bueno dos Reis Martinez trará os resultados do projeto “Nanobiopesticidas e Saúde Ambiental: bases para uma agricultura mais sustentável”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Horticultura, Agroecologia e melhoramento genético 

A UEL também divulgará os seus projetos voltados ao cultivo de hortaliças e demais produtos orgânicos. Um destes projetos é o Paraná Mais Orgânico (PMO), que foi criado pelo Governo do Paraná para fomentar a certificação de produtores e conta com um núcleo na UEL, coordenado pelo professor Marcelo Ursi Ventura, do Departamento de Agronomia (CCA). Ventura vai coordenar, no evento, as apresentações sobre como funciona o processo de obtenção da certificação. Já o docente do Departamento de Microbiologia Galdino Andrade Filho vai conduzir a divulgação do projeto “Impactos positivos dos bioinsumos sobre a economia rural, a segurança alimentar e a saúde humana”.

O estande voltado à Horticultura e Agroecologia ainda contará com a presença de um dos coordenadores da Rede Morangos do Brasil, Juliano Tadeu Vilela de Resende, do Departamento de Agronomia. A rede foi instituída em 2021 entre os governos do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, estados que respondem por cerca de 80% da produção de morangos no País. Na ocasião, o professor e outros sete pesquisadores irão abordar os resultados das pesquisas recentes sobre melhoramento genético de hortaliças. 

O local ainda contará com uma estufa para a realização do Curso de Cultivo de Orquídeas, em parceria com o Orquidário da UEL. Também serão desenvolvidas ações voltadas à Educação Ambiental e à divulgação de processos adotados no Orquidário. Este trabalho será coordenado pelo docente do Departamento de Agronomia Ricardo Tadeu Faria.

Animais peçonhentos e insetos 

A programação ainda contará com as exposições do Centro de Assistência Toxicológica do HU/UEL (Ciatox), que presta assessoria e orientação técnica em casos de intoxicação, exposição a agentes tóxicos e a acidentes com animais peçonhentos. Além disso, o professor do Departamento de Biologia Animal e Vegetal João Antonio Cyrino Zequi apresentará pesquisas sobre vigilância e controle biológico de mosquitos da dengue, bem como abordará o uso de um bioinseticida desenvolvido na UEL. Este trabalho será realizado ao lado de sete pesquisadores, dois técnicos e uma equipe de servidores da Prefeitura Municipal de Londrina.  

Outro tema importante refere-se ao controle populacional das abelhas, fator que gera preocupação em pesquisadores da área. Responsável por mapear a população de abelhas no Norte do Paraná e alertar para a diminuição das espécies na região, a docente Silvia Helena Sofia, do CCB, também estará presente na programação da Via Rural. 

Hospital Universitário 

Docentes, residentes e técnicos do Hospital Universitário de Londrina (HU) também estarão presentes no Espaço Saúde, um estande que vai oferecer aos visitantes testes de glicemia, aferição da Pressão Arterial e outros serviços. Também serão promovidas ações educativas e de promoção da saúde, como orientações sobre acidentes com animais peçonhentos, técnicas de desengasgamento e Reanimação cardiorespiratória (RCP), entre outros serviços.  

Simpósio

Como parte da programação geral da ExpoLondrina 2023, o IX Simpósio de Eficiência em Produção e Reprodução Animal contará com palestras ministradas pelos professores Marcelo Marcondes Seneda (UEL), Amauri Alcindo Alfieri (UEL), Roberto Sartori Filho (Esalq/USP), Denis Vinicius Bonato (Unipar), Manoel Sá Filho (Alta Genetics Brasil), Fabio Morotti (UEL) e Juliana Ferragute Leite (Genex Brasil). Este evento será realizado no dia 13 de abril e as inscrições custam R$ 50.

Leia também