UEL participa de abertura oficial da 61ª Expolondrina, no Parque Ney Braga

O objetivo é estreitar o relacionamento, e levar as demandas da UEL nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

Representantes da administração da UEL participaram nesta quinta-feira (6) da abertura oficial da 61ª Exposição Agropecuária e Industrial (ExpoLondrina), que prossegue até o próximo dia 16 de abril, no Parque Ney Braga, e que contou com a presença do governador, Carlos Massa Ratinho Junior, acompanhado de pelo menos cinco secretários estaduais, além de representantes da bancada federal paranaense e de deputados estaduais.

A abertura foi realizada na pista central do parque. Também presenciaram a cerimônia o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, representantes do Legislativo de Londrina e de entidades do setor produtivo – Ocepar, Adapar, Faciap e Ceasa. Também esteve presente o presidente da Itaipu Binacional, Ênio Verri. A reitora da UEL, professora Marta Favaro, aproveitou o evento para contatar diversas autoridades entre parlamentares estaduais e federais. O objetivo é estreitar o relacionamento, considerando as demandas da Universidade nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

Para a reitora, participar do evento é a oportunidade para dar visibilidade à produção desenvolvida por professores, pesquisadores, técnicos, extensionistas e estudantes. “É reforçar a capacidade da academia em ajudar a responder às demandas da sociedade, com abertura para participar de forma ativa nesse processo. Além disso, é o espaço para estreitar e fortalecer os laços”, definiu Marta Favaro.

Reitora da UEL, Marta Favaro, juntamente com os deputados estaduais do PR Tercílio Turini, Cloara Pinheiro e Luiz Claudio Romanelli (Foto: Beatriz Botelho)

Em seu pronunciamento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que a feira representa uma demonstração da força do agronegócio paranaense. Ele ressaltou que o estado é, hoje, a quarta economia do País, amparado pela boa performance da produção de grãos e de proteína animal.

Já o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Marcelo Janene El Kadri, afirmou que a ExpoLondrina pretende demonstrar aos visitantes um pouco do que é desenvolvido no campo com práticas sustentáveis e tecnológicas. Em seu discurso, fez questão de citar que mais de 22 mil crianças da Rede Pública de Ensino deverão visitar neste ano a Via Rural Smart Farm, espaço que é coordenado pela UEL em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR- Paraná).

UEL na ExpoLondrina

Este ano, mais uma vez, a UEL participa da feira por meio da Via Rural Smart Farm, espaço de difusão do conhecimento e de novas tecnologias para o campo, com foco na sustentabilidade. São 33 unidades expositivas com expectativa de receber 240 mil visitantes. A iniciativa é da Universidade juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), Sociedade Rural do Paraná (SRP) e Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Outra participação importante da UEL no parque se dá por meio do Hospital Universitário (HU), convidado pela Sociedade Rural para estruturar o Espaço Saúde e a Praça da Inclusão. Visitantes poderão fazer gratuitamente testes de glicemia, aferição da Pressão Arterial e outros serviços. Também serão promovidas ações educativas e de promoção da saúde, como orientações sobre acidentes com animais peçonhentos, técnicas de desengasgamento e Reanimação Cardiorespiratória (RCP), entre outros serviços.

Na Praça da Inclusão, profissionais de várias áreas estarão à disposição do público para orientações em parceria com o Instituto Te Ajudo e Sociedade Rural do Paraná (SRP). A proposta é promover a inclusão, em especial com o olhar voltado para pessoas com Transtornos e Espectro Autista (TEA). Outros projetos e serviços vão mobilizar um grande contingente de profissionais nos 11 dias da Exposição.