Semana Nacional visa consolidar rede de arquivos e centros de documentação no Paraná

Ações culturais, educativas e científicas estão programadas entre 3 e 9 de junho. Evento reúne instituições estaduais, federais e privadas do PR.

Universidades estaduais e federais do Paraná, além de outras instituições, farão uma participação conjunta na 7ª Semana Nacional de Arquivos, a ser realizada de 3 a 9 de junho em todo o país. A programação paranaense prevê a realização de diversas atividades em todas as instituições envolvidas. São ações culturais, educativas e científicas, voltadas a acadêmicos, alunos da rede de ensino e principalmente à comunidade em geral. As inscrições são gratuitas, com direito a certificado pela UEL, e podem ser feitas neste link.

Um dos objetivos principais é consolidar a rede de arquivos e Centros de Documentação (Cedoc) do Paraná em formação, que atualmente reúne as universidades estaduais do Norte Pioneiro (UENP), do Paraná (Unespar), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste (Unioeste) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Cornélio Procópio, com participação da Associação Nacional de História (Anpuh-PR) e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) também participam. A rede estabelece diálogos com a Anpuh, Seti e Fundação Araucária, a fim de construir um projeto para os arquivos do estado.

A participação na Semana é a primeira ação conjunta das instituições, que pretendem investir em recursos materiais e pessoal. O professor José Miguel Arias Neto, do Departamento de História (CLCH) e diretor do Núcleo de Pesquisa e Documentação da UEL (NDPH), informa que a rede poderá, por exemplo, ter polos tecnológicos regionais que mantenham e disponibilizem os arquivos. O professor diz ainda que já estão programados um curso online sobre arquivos históricos e oficinas direcionadas aos profissionais que atuam na área.

O professor José Miguel Arias Neto, do Departamento de História (CLCH) e diretor do Núcleo de Pesquisa e Documentação da UEL (NDPH), conta que foi procurado, no final do ano passado, para formar uma rede de arquivos no Norte do estado. Já este ano, professores e pesquisadores começaram uma mobilização para envolver mais centros de arquivos do Estado. Daí a iniciativa de participar do evento juntos.

A ideia é também fortalecer o trabalho do Grupo criado no ano passado na UEL, para o estabelecimento de uma política documental para a instituição e, ao mesmo, tempo chamar a atenção da comunidade paranaense para a importância dos arquivos e centros de documentação.

Segundo ele, a Universidade possui muitos setores com documentos históricos arquivados, como jornais, fotografias e mapas. Uma das ideias é criar arquivos especializados, que mantenham documentos ou mídias específicas, ao mesmo tempo em que se crie um procedimento padrão institucional, incluindo o processo de digitalização, com o objetivo último de garantir o acesso aos arquivos num site com toda a documentação do Paraná.

A UEL participa da Semana com o Museu Histórico Padre Carlos Weiss, Sistema de Arquivos (Sauel), Casa de Cultura, Museu de Ciência e Tecnologia, Laboratório de Arquitetura, NDPH e outros setores que reúnem documentação histórica, para os quais é necessário criar uma política documental. Miguel Arias reforça a importância do evento como oportunidade para a comunidade geral conhecer mais sobre as instituições envolvidas e a própria História de sua região e do estado.

Divulgação.

Programação

A Rede Paranaense de Arquivos e de Centros de Documentação, por exemplo, promoverá conferências (dia 5, às 16h30, e 7, às 19h30) e mesas-redondas (dias 6 e 7, 16h30). Haverá transmissão pelo canal do NDPH no You Tube.

A programação da UEL, que também será em parte transmitida pelo canal do NDPH, prevê a realização de mesas-redondas, nos dias 5 (14h, 19h30) e 6 (19h30) e quatro exposições: na Réplica da Capela, duas no NDPH e no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.

A Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) fará exposição virtual (dia 6), ação educativa com alunos do curso de História (dia 6) e divulgação da História local (Jacarezinho) pelo Centro de Documentação Histórica (Cedhis). Na Unespar/Paranaguá, os Centros de Documentação e Arquivos promoverão uma oficina (dia 5), em parceria com a UFPR. Haverá, ainda, uma exposição (de 6 a 9), voltada à comunidade, acadêmicos da Unespar e alunos das escolas de Paranaguá.

Na Unicentro (Irati), será realizada a projeção e discussão do filme “Negação” (2016), no dia 5. De 5 a 7, serão feitas visitas guiadas, promovidas pelo Centro de Documentação e Memória – Cedoc/Irati e dirigidas às escolas e aos cursos de graduação da Unicentro. No Campus de Guarapuava, haverá uma oficina (dia 5 em dois turnos) sobre o Arquivo Histórico e Centro de Documentação e Memória, aberta aos acadêmicos.

Já na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Cornélio Procópio, será realizada uma exposição (5 a 9) e dois seminários virtuais (dia 5).

A programação completa da 7ª Semana Nacional de Arquivos está no site do NDPH.