Estudantes de Zootecnia participam da Expoagri, maior exposição agrícola do Vale do Ivaí

Evento deve reunir produtores rurais, pesquisadores e técnicos agrícolas entre 17 e 19 de agosto, em Apucarana.

Entre os dias 17 e 19 de agosto, estudantes do curso de Zootecnia da UEL irão representar a universidade na maior exposição agrícola do Vale do Ivaí. Realizada pelo Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Ribas (Colégio Agrícola) desde 1983, a Exposição Agrícola de Apucarana (Expoagri) 2023 irá reunir expositores com projetos desenvolvidos por alunos, professores e funcionários em parceria com empresas do setor agropecuário. Contando também com atividades culturais, o evento deverá reunir produtores rurais, técnicos agrícolas e empresas, recebendo a visita do público em geral e de estudantes de escolas das redes estadual e municipal da região.

Docente do Departamento de Zootecnia (CCA), o professor Nelson Mauricio Lopera Barrero explica que uma equipe de alunos da UEL estará presente no estande da área de Piscicultura, apresentando informações relacionadas com os principais peixes de corte e ornamentais no Brasil. O objetivo é atrair a atenção do público a essas importantes cadeias produtivas. O professor irá coordenar o estande ao lado da colega de departamento Angela Rocio Poveda Parra e do professor Anderson Bellini, do Colégio Agrícola de Apucarana.

Evento deve gerar parcerias entre instituições presentes e pesquisadores, aponta o professor Nelson Barrero (André Ridão/Agência UEL).

“O objetivo do estande é trazer informações, equipamentos e recursos visuais relacionados com a cadeia piscícola de peixes de corte e ornamentais de água doce, receber a comunidade escolar e o público e gerar parcerias entre os professores e instituições coordenadoras que viabilizem a elaboração de projetos de extensão, pesquisa e ensino”, conta o professor.

Ao longo dos três dias do evento, os graduandos também irão manter contato com os estudantes do Colégio Agrícola de Apucarana, trocando informações, por exemplo, sobre conteúdos abordados em projetos de pesquisa. Um destes projetos desenvolvido no CCA, conta o professor, tem o objetivo de pesquisar diferentes usos para farinhas de insetos, já utilizadas na nutrição e saúde animal.

A Expoagri 2023 é promovida pelo Colégio Agrícola de Apucarana em parceria com a Prefeitura de Apucarana e conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE). A entrada é gratuita.