PPG em Direito Negocial comemora 45 anos em cerimônias com homenagens

PPG em Direito Negocial comemora 45 anos em cerimônias com homenagens

Cerimônia destacou o histórico do programa, que já formou 442 mestres desde 2001 e se firmou na área no Norte do Paraná.

O Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial da UEL (PPGDIN) prestou uma série de homenagens, em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (18), no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), dentro das comemorações de seus 45 anos de criação.

Compuseram a mesa a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvia Ferreira Meletti, representando a reitora, Marta Favaro; o diretor do Cesa, Miguel Belinati Piccinilo; o coordenador do programa, Clodomiro Bannwart; os chefes dos departamentos de Direito Público e Privado, Cláudio César Moreno e Marcos Daniel Ticianelli; a professora Maria de Fátima Ribeiro, representando os coordenadores do PPGDIN; o professor Sérgio Alves Gomes, representando o corpo docente; e Francisco Carlos Navarro, secretário-executivo do programa, representando os servidores técnico-administrativos.

O Cerimonial destacou o histórico do Programa, lembrou de todos os coordenadores e apontou que 442 mestres já foram formados. Já o professor Clodomiro, em uma fala poética, agradeceu especialmente ao secretário Francisco. Para o coordenador, o Mestrado – o primeiro do interior do Paraná – sempre foi desafiador, mas acabou testemunhando décadas de História não só de Londrina e região, mas de todo o país, referente aos direitos e legislação. Por fim, destacou o evento, que abriu ao público a oportunidade de conhecer as primeiras teses da primeira turma de Doutorado.

Evento reuniu pesquisadores da área do Direito Negocial, no Anfiteatro do Cesa (André Ridão/Agência UEL).

A professora Silvia Meletti contou que acompanhou todo o processo de implantação do Doutorado, autorizado em 2021. Parabenizou a todos, cumprimentou Francisco, e disse que nutre a expectativa de que o Programa ajude na construção de uma sociedade mais justa.

Já a professora Maria de Fátima Ribeiro, como ex-coordenadora, lembrou da trajetória do Programa, que logo deverá chegar às “bodas de ouro”. Disse que o Mestrado logo se projetou com publicações, apresentações e por trazer nomes importantes da área. Destacou ainda o comprometimento do corpo discente.

Em seguida, foram homenageados os professores Sérgio Gomes, Clodomiro Bannwart, Maria de Fátima Ribeiro, Adyr Ferreira netto (doutorando) e Marlene Kempfer (ex-coordenadora). Ela foi coordenadora há cerca de 15 anos, considera que o Programa fez um progresso “gigante” e que a implantação do Doutorado é um dos indícios do reconhecimento de sua qualidade. Ele nasce com duas linhas de pesquisa: Relações Negociais no Direito Público e no Direito Privado. A professora, que também é orientadora de um doutorando, informou ainda que as primeiras teses serão defendidas ano que vem, e que o evento de hoje serve como “qualificação”.

A cerimônia terminou com uma apresentação musical de violão e uma fala final do professor Sérgio Gomes.

Leia também