Estudantes de comunicação buscam premiação em congresso nacional

Após vencerem o Expocom, alunos de Jornalismo embarcam para o Intercom, em Belo Horizonte/MG, nesta semana.

Cinco trabalhos desenvolvidos por estudantes da Universidade Estadual de Londrina vão a Belo Horizonte (MG) para concorrer no 46° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que será realizado nesta semana, entre os dias 5 e 8 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas. Estes trabalhos finalistas foram os campeões da etapa regional, que ocorreu no mês de junho, em Guarapuava (PR).

Sob a coordenação, pelo segundo ano consecutivo, do professor do Departamento de Comunicação (Ceca) Heron Heloy, os cinco trabalhos que vão a BH buscar o prêmio nacional são “Crise hídrica no Paraná: uma experiência audiovisual sobre a seca” (documentário); “Do sol nascente à terra vermelha: a imigração japonesa no Norte do Paraná” (reportagem em vídeo); “Revista Rumos” (revista laboratório);  “Art.URB” (design de imprensa) e “Expresso Sonoro” (produção em radiojornalismo).

Heloy conta que, nos últimos anos, a UEL tem voltado a se destacar em premiações na área de comunicação. No ano passado, três trabalhos vencedores da regional sul foram à etapa nacional e também foram campeões nacionais. A participação em eventos como este é importante, segundo o professor, para levar o nome da Universidade para todo o Brasil, além da troca de experiências gerada pelos alunos que viajam para participar do evento.

“Durante quatro ou cinco anos, essa tradição de levar trabalhos para a Expocom estava adormecida. Quando assumi como professor em 2021, quis reeditar este espírito”, revela o professor. Ele conta que a UEL já chegou a ter 26 finalistas e seis campeões regionais. Agora, intenção é retomar e até mesmo superar as marcas de premiações anteriores.

Os estudantes da UEL e o professor Heron Heloy na premiação em Guarapuava (PR), agora 5 trabalhos disputam a etapa nacional. (Foto: Arquivo pessoal)

Com 15 participantes da UEL, os alunos se mobilizaram para arrecadar fundos por meio de uma vaquinha virtual para ajudar com os custos da viagem, bancada integralmente pelos estudantes.

Expectativa

O estudante do terceiro ano do curso de Jornalismo Guilherme Prado de Camargo participa do Expresso Sonoro e viajará em busca do prêmio nacional na categoria Produção em Radiojornalismo. Ele conta que o trabalho é fruto da iniciativa dos alunos e, a princípio, não foi feito pensando exclusivamente na premiação.

“A gente teve a ideia de começar a produzir para treinar por conta própria, em uma aula de Introdução ao Radiojornalismo. Quando fomos informados que o prêmio existia e o professor Heron começou a nos animar para participar, nós ajustamos e revisamos o que já tínhamos. Deu super certo, fizemos um trabalho bem preciso, levando em conta as exigências do prêmio, como por exemplo o critério de noticiabilidade”, conta. Ele também revela que está empolgado com a disputa nacional. “Nossa intenção é ganhar”.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.