Estudantes de Direito participam de evento organizado pela OAB-PR em Curitiba

Alunos fazem parte do Gepro. No começo do mês, a equipe ficou em segundo lugar na 6ª Competição Brasileira de Processo, realizada na cidade de São Paulo.

Uma equipe de seis representantes do Grupo de Estudos em Processo Civil (Gepro), composta por estudantes do curso de Direito (Cesa) da UEL, está em Curitiba para participar do I Moot de Processo Civil, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná. Os alunos estão acompanhados do professor Ivan Martins Tristão, do Departamento de Direito Público. O evento vai até a próxima sexta-feira (27).

O Moot é um evento acadêmico no qual graduandos de Direito de todo o estado colocam seus conhecimentos jurídicos em prática em um julgamento simulado. A fase classificatória para participar do evento ocorreu no mês de agosto e, dentre as 91 equipes inscritas, apenas 16 passaram para as oitavas de final, e o Gepro é uma delas. Participam como oradoras as estudantes Ana Beatriz de Almeida e Maria Eduarda Monteiro e, como suplentes, Mariana Passarini Bardella e Matheus Felipe Aguiar. Já os responsáveis pela pesquisa são Calebe Meireles e Leonardo Petena.

A competição é dividida em duas fases: escrita e sustentação oral. A fase escrita, desafiou os estudantes a montarem um memorial de um caso hipotético. Já na segunda fase, que acontece agora, os estudantes têm que expor seus argumentos e responder às indagações dos juízes avaliadores a respeito das alegações registradas anteriormente no memorial.

O Moot oferece uma boa premiação para as equipes campeãs. A primeira colocada recebe R$12 mil, além de cursos na Escola Superior de Advocacia (ESA) e vagas de estágio em escritórios de advocacia. A segunda recebe R$8 mil e cursos da ESA. A terceira recebe R$4 mil, além dos cursos. Também serão premiados o melhor memorial e o melhor orador com R$1.500 cada.

Vice-campeão nacional

Equipe do Gepro durante a 6ª Competição Brasileira de Processo, em São Paulo (Arquivo pessoal).

Entre os dias 4 e 6 de outubro, o Gepro participou da 6ª Competição Brasileira de Processo, promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), realizada em São Paulo. Na ocasião, participaram 24 equipes de todo o Brasil e a equipe da UEL ficou em segundo lugar, atrás apenas da equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Lá, os estudantes também lidaram com um caso hipotético, ao elaborar uma peça de apelação e defendê-la oralmente, simulando a dinâmica de um julgamento real.

O Grupo existe desde 2020 e, além do professor Ivan Tristão, conta com os professores Taigoara Finardi Martins e Thais Aranda Barrozo, também do Departamento de Direito Público, como coordenadores. Conheça mais sobre o Gepro pelo Instagram @geprouel.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.