Professora da Saúde Coletiva participa de conferência de Educação Farmacêutica em Salvador
Professora da Saúde Coletiva participa de conferência de Educação Farmacêutica em Salvador
Encontro reuniu participantes de 24 países para discutirem o cenário pós pandêmico na educação e inovações na área farmacêutica.A cidade de Salvador (BA) sediou entre os dias 18 e 20 de outubro a 13° Conferência Pan-Americana de Educação Farmacêutica. No evento, a UEL foi representada pela professora Ester Massae Okamoto Dalla Costa, chefe do Departamento de Saúde Coletiva (CCS), que participou como delegada do Brasil, em meio a 23 outros representantes de vários países. A Conferência, com enfoque no cenário pós-pandêmico na educação, foi organizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e teve o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF/BA).
O evento reuniu delegados de 24 países das Américas, além de técnicos e convidados da Opas, totalizando 57 participantes. A UEL participa como delegada desta Conferência desde 2016 e, neste ano, a professora Ester Costa passou a presidir o Comitê Executivo Internacional da Conferência e a comissão organizadora nacional.
O evento foi dividido em painéis com foco na relação entre a academia e os serviços farmacêuticos. Um desses painéis destacou a inovação, abordando a aplicação da inteligência artificial em processos pedagógicos no ensino farmacêutico. O evento também tratou do cuidado com as pessoas através da atuação farmacêutica, novas formas de tratamento, pesquisa e comunicação profissional.
Em depoimento ao portal da Conferência, Ester ressaltou que eventos como este são oportunidades de trocas de conhecimento e experiências, principalmente neste momento em que se retomam os encontros presenciais, no período pós pandêmico. “É um momento muito importante para nós, tanto de afeto quanto de conhecimento”, disse.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.