Doutoranda da UEL participa da II Jornada de Linguística Aplicada em Roraima

A argentina Romina Toranzo falou sobre o Curso de Espanhol para Servidores da UEL, que teve impacto positivo para a comunidade universitária.

Romina Leonor Toranzo, estudante argentina doutoranda em Estudos da Linguagem pela UEL, fez parte da programação da II Jornada de Linguística Aplicada em Roraima (JoLARR), realizada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Entre os dias 30 e 31 de outubro, o evento contou com mesas redondas e comunicações orais em formato híbrido a fim de discutir sobre temáticas da educação linguística, tanto no ensino básico quanto no superior.

A apresentação foi online, através da plataforma Google Meet. Romina, juntamente com a a docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM) Valdirene Zorzo-Veloso, apresentou uma comunicação oral sobre o Curso de Espanhol para Servidores da Pós-Graduação, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) entre abril e maio deste ano.

A doutoranda conta que recebeu devoluções positivas, tanto dos demais participantes do evento quanto dos alunos do curso. “No evento, mostramos alguns comentários dos servidores de pós-graduação que foram nossos alunos sobre o impacto (do curso). Eles perceberam que é muito necessário, e contam que é uma dificuldade se comunicar com esses estudantes, que chegam falando apenas espanhol em maioria”.

Estudante Romina Toranzo é argentina e doutoranda em Estudos da Linguagem pela UEL (Arquivo)

Segundo Romina, os próprios alunos sentem o impacto positivo na comunidade universitária e desejam dar continuidade ao projeto. “A gente teve devoluções muito positivas, mas também falaram sobre a necessidade de ter uma segunda parte de curso, dar continuidade. Eles enxergaram como uma questão necessária.”

Professores de outros estados também se surpreenderam com a iniciativa. “Os comentários que a gente recebeu desse evento, sobretudo de um professor do Rio (de Janeiro), tem a ver com a importância desse curso”, conta Romina. “Ele há um tempo trabalha na área e nunca tinha ouvido sobre um curso pensado para os servidores. A importância que esses cursos têm no contexto da internacionalização das universidades é muito relevante”.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.