Integração entre profissionais e estudantes rege a XVI Semana Acadêmica de Zootecnia

Integração entre profissionais e estudantes rege a XVI Semana Acadêmica de Zootecnia

Durante esta quarta (6) e quinta (7), alunos do CCA tem a oportunidade de aprender com a experiência de quem trabalha com produção animal.

Mesclar conhecimentos teóricos com a vivência cotidiana no mercado na área de produção animal é a meta da 16ª Semana Acadêmica de Zootecnia da UEL, que está sendo realizada nesta quarta (6) e quinta-feira (7), no Anfiteatro do Cesa. Alunos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) têm a oportunidade de se integrar e aprender com profissionais experientes em meio a uma programação de palestras, discussões e apresentações de trabalho. 

Para Sandra Galbeiro, professora do Departamento de Zootecnia e parte da organização do evento, o propósito desta edição é a interação entre especialistas e estudantes. “O networking que ocorre durante o evento pode gerar desde oportunidades de estágio até uma contratação assim que o aluno terminar o curso”, explica. 

Além do conhecimento de mercado, os alunos têm a oportunidade de aprender com a organização e realização do evento. “Foi montada uma comissão organizadora e os alunos participaram desde a escolha dos palestrantes até o contato com os patrocinadores”, conta Sandra, que frisa como os participantes se esforçaram para agir em conjunto e a se movimentar como grupo. 

Participantes durante o momento de coffee break e networking (Fotos: Agência UEL).

O fim é o começo

Para o palestrante Pedro Nunes, médico veterinário formado na UEL, voltar ao Campus para ensinar aqueles que, assim como ele fez um dia, estão iniciando seu caminho como profissionais, é gratificante. “Cheguei a me emocionar no começo da palestra porque faz mais de 40 anos que eu entrei na UEL”, comenta. “Sempre gosto de passar ao máximo para eles a vivência do campo. Voltar às origens depois de 37 anos de produção para poder passar algum ensinamento para esses meninos que estão começando a vida é muito interessante, além de profissionalmente maravilhoso”. 

Nunes palestrou sobre o tema “Como explorar os resultados econômicos como efeito da heterose, na bovinocultura de leite, com ênfase no Procross e Golden cross”.

Enquanto Nunes ministra com emoções nostálgicas, a aluna do 1° ano de Zootecnia Ana Rita Pelegrini se prepara para entrar no mundo acadêmico. Mesmo estando há pouco tempo na Universidade, Rita participa do evento com a apresentação oral de seu trabalho “Estimativas de Herdabilidades e Correlações para Produção de Leite e Contagem de Células Somáticas em Vacas da Raça Holandesa”.

Em seu primeiro ano de Zootecnia, Ana Rita Pelegrini se apresentou diante de colegas, docentes e profissionais.

“Muito nervosismo e muita satisfação”, relata a estudante, que enfrentou uma plateia pela primeira vez. Essa oportunidade soma-se à “possibilidade de ter contato com coisas que ainda não vimos no curso. A programação agrega muitas coisas para gente em termos de conhecimento, principalmente para nós que estamos no primeiro ano”, finalizou a estudante.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também