Animais peçonhentos são tema de evento na UEL entre quarta (20) e sexta-feira (22)

I Encontro sobre Animais Peçonentos do Norte do Paraná reúne grandes pesquisadores do Instituto Vital Brazil, Instituto Butantã, entre outros.

A Universidade Estadual de Londrina irá sediar, entre esta quarta (20) e sexta-feira (22), o I Encontro Sobre Animais Peçonhentos do Norte do Paraná, reunindo pesquisadores, profissionais das áreas biológicas, saúde e meio ambiente, representantes de instituições públicas, alunos das redes municipal e estadual de ensino de Londrina e curiosos sobre o tema.

Com mais de 40h de atividades previstas para os períodos matutino e vespertino, a programação traz 14 palestras e mesas-redondas sempre no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), no Campus Universitário. A expectativa de público ultrapassa 340 participantes vindos de municípios do Paraná e de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Na ocasião, a organização também vai receber escolas para conferir animais expostos.

O docente do Departamento de Biologia Animal e Vegetal da UEL e membro da
comissão organizadora Fernando Jerep explica que o encontro tem o objetivo de
promover uma aproximação entre instituições, tais como o Instituto Butantan, Instituto Vital Brazil, Fundação Ezequiel Dias, Centro de Produção e Pesquisa de
Imunobiológicos do Paraná (CPPI), Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da
Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual de Londrina. Além disso, será uma importante oportunidade de difusão do conhecimento sobre serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas e peixes junto aos estudantes do ensino fundamental e médio de Londrina, ávidos por conhecerem mais sobre esses curiosos e temidos animais.

“Vamos atender duas escolas por dia, então, teremos exposições de animais, uma
exposição sobre a dengue, sobre escorpiões, o Museu de Zoologia, sobre lepidópteros (mariposas e borboletas). O Museu de Anatomia estará participando também, recebendo as escolas das redes estadual e municipal”, destaca.

Daniel Steidle, agrônomo e educador de Rolândia, e Erico Vital Brazil, em visita à UEL em maio do ano passado, enquanto discutiam a possibilidade de um serpentário na Universidade (Agência UEL).

Abertura

Programadas para terem início às 10h30 desta quarta-feira, as palestras de abertura irão abordar um tema que logo vem à mente quando se trata de animais peçonhentos: acidentes envolvendo crianças, adultos e outros animais. Nas últimas décadas, os acidentes com animais peçonhentos alcançaram o segundo lugar no quadro epidemiológico brasileiro, com média de 103,1 mil acidentes por ano após 2010.

Os primeiros pesquisadores a abordarem o tema serão Rejâne Lira da Silva (Noap/UFBA e RVB) e Giuseppe Puorto (IB). Em seguida, o professor Camilo Molino
Guidoni, do curso de Farmácia da UEL (Departamento DFC/CCS) e coordenador do
Centro de Assistência Toxicológica (Ciatox) irá abordar o panorama dos envenenamentos por animais no Norte do Paraná. Somente nos últimos cinco anos, o Ciatox atendeu 6,7 mil casos de acidentes ocorridos em 339 municípios do Paraná e de outros 13 estados brasileiros.

A programação do primeiro dia ainda contará com a presença de Érico Vital Brazil
(CVB, IVB), neto de Vital Brazil Mineiro da Campanha (1865-1950), um dos grandes
nomes da história das ciências da saúde no País, tendo sido um dos pioneiros da
Medicina Experimental no Brasil e precursor da Toxinologia das Américas. A programação completa pode ser encontrada no site oficial do evento

O que: I Encontro Sobre Animais Peçonhentos do Norte do Paraná;
Onde: Anfiteatro Cyro Grossi, Centro de Ciências Biológicas (CCB), Campus Universitário;
Horário: 9h – 10h30 – Mesa de Abertura. 10h30: início das palestras.