Desenvolvimento das habilidades interpessoais como forma de aperfeiçoar o ensino

Evento ofereceu capacitação a coordenadores e vice de colegiados, sobre temas como transparência e compliance.

Com mais de 13,6 mil estudantes de graduação vindos de diferentes realidades socioculturais, a Universidade Estadual de Londrina caracteriza-se por ser um ambiente permeado pela pluralidade de ideias e saberes, tendo o respeito mútuo às diferenças como condição básica para o desenvolvimento das atividades em salas de aula e laboratórios. Com base neste princípio, ações permanentes, como a campanha #EuRespeito, são bandeiras fortalecidas pela atual administração da UEL, assim como ações pontuais.

Dentre estas ações, está o curso de capacitação voltado aos novos coordenadores de colegiados e chefes de departamentos, realizado entre os dias 21 e 22 de março, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). A posse dos novos coordenadores e vices, bem como dos chefes e vice-chefes de departamento, ocorreu no dia 15 de março, no Anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL.

Conforme destaca a reitora da UEL, Marta Favaro, coordenadores de colegiados e chefes de departamentos têm responsabilidades que vão além do ensino, devendo atuar na mediação de conflitos interpessoais, por exemplo. É neste sentido que estes docentes possuem a missão de promover um ambiente universitário cada vez mais eficiente, sendo capazes de “contaminar” os estudantes de graduação com sentimentos ancorados nos valores democráticos e nos princípios éticos.

Responsável pelo Compliance da UEL, Mirelle Neme Buzalaf. Setor é responsável pela resolução de conflitos na Universidade.

Capacitação

O curso de capacitação voltado aos coordenadores de colegiado e chefes de departamentos contou com falas de membros da atual administração que atuam com Compliance, Gestão de Conflitos e proteção de dados pessoais (Lei Geral de Proteção de Dados/LGPD), e que garantem o cumprimento das ações de transparência da instituição exigidas pela Controladoria Geral do Estado (CGE). Também participaram da capacitação os servidores que estão à frente de setores fundamentais ao funcionamento da UEL, tais como a Ouvidoria Geral, o Gabinete da Reitoria e a Coordenadoria de Comunicação Social (COM).

Professora do Departamento de Direito Público (Cesa), Mirelle Neme Buzalaf é coordenadora do Núcleo de Integridade e Compliance (NIC) da UEL, localizado na Procuradoria Jurídica Universitária (PJU). Muito além de assegurar que os processos e setores da instituição estejam em conformidade com a legislação, as ações do NIC têm o objetivo final de propagar a cultura de probidade permeada pelos princípios da legalidade, moralidade, publicidade e impessoalidade.

Para a professora, diversas características da sociedade atual podem acabar colaborando para a ocorrência de conflitos. Ela destaca o cenário de polarização política e ideológica, desinformação, aspectos como o imediatismo e a superposição, a intolerância com erros alheios, o que culmina na chamada “cultura do cancelamento”. Fenômeno amplificado na era das redes sociais, o “cancelamento” ocorre quando um grupo de pessoas se organiza para denunciar e invalidar massivamente outro indivíduo que cometeu determinados comportamentos ou falas consideradas inadequadas em um determinado contexto.

A reitora, Marta Favaro, participou das duas etapas do evento, entre os dias 21 e 22 de março. (Fotos: Agência UEL).

No âmbito da mediação de conflitos, a também professora do Departamento de Direito Público e agente de Conciliação e Mediação da PJU, Silvia Regina Tacla, colaborou com a discussão trazendo aspectos da metodologia – Sistema Multiportas – adotadas nas instituições públicas de todo o mundo. O sistema, explica, defende que há um caminho mais adequado para cada situação específica envolvendo diferentes tipos de conflitos.

As esperas previstas para a resolução de conflitos podem perpassar a negociação, arbitragem, e conciliação antes da abertura de sindicâncias ou Processos Administrativos Disciplinares (PAD), ou, ainda, serem levadas, efetivamente, aos cuidados do Poder Judiciário. Por isso, uma série de ferramentas de mediação podem ser utilizadas pelos agentes de conciliação, que devem atuar com neutralidade diante destas situações. Uma destas ferramentas é a escuta ativa, de modo que os coordenadores e chefes de departamento podem solucionar conflitos ainda em sua fase inicial.

Décio Sabbatini Barbosa, agente de Transparência da UEL. Trabalho garante cumprimento das ações de transparência no ambiente universitário.

Outro temas

O curso de Capacitação para Coordenadores de Colegiados e Chefes de Departamento foi realizado em dois horários, contando com a presença de boa parte dos docentes dos cursos de graduação. Também participaram da programação de atividades o Agente de Transparência da UEL e docente do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas (CCS) Décio Sabbatini Barbosa, a chefe do Gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas, o ouvidor geral da UEL, Edson Antônio Amaral, e a coordenadora de Comunicação Social (COM) da UEL, Beatriz Silvério Botelho.

Confira a matéria da TV UEL sobre a posse dos coordenadores e vice-coordenadores de colegiado e das chefias de departamento: