Desafios contemporâneos das políticas sociais é tema de evento interdisciplinar na UEL

Programação prevê 13 minicursos e 8 mesas de discussão que abordam temas como direitos humanos, segurança pública, movimentos sociais e gênero.

O aprofundamento de debates sobre a gestão das políticas sociais dentro da lógica
territorial visando aprimorar a qualidade da produção científica e promover a socialização de diferentes pesquisas. Eis o objetivo do evento interdisciplinar triplo “V Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos; VI Seminário Nacional de Território e Gestão de Políticas Sociais; V Congresso de Direito à Cidade e Justiça Ambiental”, que será sediado na Universidade Estadual de Londrina entre os dias 20 e 23 de maio.

O lema da edição de 2024 é “Democracia, Questão Social e Proteção social em
perspectiva”, que engloba as três frentes do encontro. No “VI Seminário Nacional de Território e Gestão de Políticas Sociais”, as discussões serão voltadas para as questões de conflito de território e a coexistência de todos os povos. Enquanto isso, o “V Congresso deDireito à Cidade e Justiça Ambiental” dá continuidade ao debate sobre a justa utilização dos espaços urbanos e reforça o conceito de “direito à cidade”.

Além da UEL, o evento também conta com a participação de discentes, docentes e palestrantes de diferentes instituições de ensino do país, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), integração que visa ressaltar o propósito do congresso de socializar produções teóricas distintas.

Com a presença de pesquisadores de diferentes estados, o encontro pretende conectar diferentes trabalhos (Foto: Divulgação).

A programação desta edição prevê um total de 13 minicursos e 8 mesas, os quais
abordam uma variedade de temas, como direitos humanos, segurança pública,
movimentos sociais, gênero, diversidade e violência. Além disso, os participantes também estarão envolvidos em conferências, sessões de apresentação de trabalhos e lançamento de livros.

As inscrições para o público ouvinte se encerram no dia 10 de maio. Para conferir a
programação completa e realizar as inscrições, os interessados podem acessar o site do evento.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.