Professora da UEL participa de simpósio de Direito Civil ítalo-brasileiro

Professora da UEL participa de simpósio de Direito Civil ítalo-brasileiro

A professora Rita Espolador abordou temas que envolvem negócios biojurídicos, contratos e bioética durante o evento.

Representando a Universidade Estadual de Londrina, a professora Rita de Cássia Tarifa Espolador, do Centros de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), participou, nesta segunda (21), do Simpósio  “O Direito Civil na atualidade: uma visão ítalo-brasileira”, organizado pela Universidade de Camerino, na Itália. Rita é professora do curso de Direito e do mestrado em Direito Negocial da UEL e coordena o projeto de pesquisa “Negócios Biojurídicos: as tecnologias e o Direito Civil”.

Com transmissão online, o evento também teve a participação de outras universidades na organização do evento, como a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Faculdade de Direito da USP e o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia – TechLaw do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

Evento reuniu nomes da área do Direito Civil, em busca de uma interface entre os conhecimentos produzidos pela área nos dois países (Reprodução).

No evento, 22 professores de universidades brasileiras e italianas discutiram diversos aspectos do Direito Civil em ambos os países. Além das instituições organizadoras, palestrantes representando a Universidade de Molise, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Fortaleza (Unifor) e a UEL, também participaram dos painéis de discussão. O evento proporcionou uma oportunidade única para a troca de conhecimento e experiências entre os especialistas das duas nações.

Durante sua apresentação, Rita Espolador abordou a “Responsabilidade Pré Contratual por Ruptura Injustificável de Tratativas”, que reforçou que a responsabilidade pré-contratual decorre da violação de dever oriundo da boa-fé objetiva e não do negócio jurídico. Ela atua principalmente nos temas envolvendo contratos, bioética e biodireito.

A transmissão do simpósio foi realizada pelos canais da FDRP e do IEA-RP no YouTube. Os painéis de discussão abrangiam uma variedade de assuntos, incluindo direito comparado, relações obrigacionais, responsabilidade médica, responsabilidade pré-contratual, direito ao esquecimento, além de questões relacionadas à tecnologia, aos animais e às pessoas com deficiência. Os interessados podem conferir o congresso Direito Civil na Atualidade na íntegra.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também