Eventos celebram cinquenta anos do curso de Relações Públicas

Ações têm objetivo de reconhecer a trajetória de ex-professores e egressos, bem como reforçar o papel dos RP's nas organizações.

O curso de Relações Públicas da UEL completa 50 anos de reconhecimento em 2024. Para marcar o seu pioneirismo e relevância na formação de profissionais e pesquisadores da área, estudantes e docentes retomam, no início de maio, a série de atividades e eventos alusivos à data, cujo início foi no ano passado. As ações têm o objetivo de reconhecer a trajetória de ex-professores e egressos, bem como reforçar o papel dos profissionais de Relações Públicas na organização e gerenciamento de estratégias, desafios e demandas do setor público e das organizações.

Uma das ações será apresentada na manhã da próxima segunda (6) e envolve a revitalização do Escritório de Relações Públicas e da Sala de História e Memória Prof. Dr. Waldyr Gutierrez Fortes, primeiro professor do curso graduado em RP e um dos grandes responsáveis pela sua projeção nacionalmente.

Este trabalho, conta a professora Marlene Ferreira Royer, faz parte das atividades previstas para a disciplina Gestão Estratégica de Eventos e tem sido desenvolvido por estudantes do segundo ano matutino organizados no projeto “RP 50 UEL: Honrar e Inspirar” (1974-2024). A primeira etapa envolvendo a limpeza, separação e organização dos materiais históricos teve início em março.

No mês de abril, foi feita a pintura, reforma de móveis, produção da nova sinalização e identidade visual, e organização de materiais que revelam o funcionamento do curso e as produções acadêmicas de centenas de estudantes. “A próxima etapa é organizá-los na Sala de Memória. Vamos colocar estantes, deixar expostos os materiais que antes estavam engavetados ou encaixotados para que as pessoas possam consultar, olhar e reconhecer professores, materiais e trabalhos que foram desenvolvidos ao longo destas cinco décadas”, conta.

A expectativa com a revitalização é de que Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), fotografias, livros doados por professores, além de objetos como troféus e placas comemorativas, possam ser consultados mais facilmente pelos atuais e futuros estudantes. “E exemplares do Jornal Espaço, que por muitos anos foi o nosso grande e mais reconhecido no Brasil veículo de comunicação impresso, além de outros elementos que mostram o percurso dos 50 anos do curso”, celebra a professora.

O Escritório de Relações Públicas compreende desde a década de 1980 o espaço das salas de aula, laboratório e secretaria do curso (Foto: Arquivo pessoal).

Waldyr Gutierrez Fortes

Para marcar a entrega do escritório e da Sala de Memória, um evento será realizado no dia 6 de maio, às 9h, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca). O momento deverá render boas lembranças, especialmente por parte de ex-alunos e docentes que conviveram com o professor Waldyr Gutierrez Fortes, caso da pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) da UEL, Zilda Aparecida Freitas Andrade, docente do curso.

Fortes ingressou na UEL em agosto de 1977 e trilhou uma brilhante trajetória, tendo ocupado os cargos de chefe de departamento e coordenador de colegiado, e participado de comissões que estudaram a implantação de cursos de pós-graduação na área. Antes da sua aposentadoria, em julho de 2003, também foi assessor de Relações Universitárias da UEL. Autor de cinco livros e dezenas de artigos publicados em revistas científicas, o ex-professor faleceu em abril de 2010, aos 59 anos. Quatro anos depois, a UEL renomeou a sala 683, do CECA – Sala de Eventos – com o seu nome, reforçando o seu papel na instituição.

Professor foi um dos docentes de destaque do curso. Ele faleceu em abril de 2010, aos 59 anos (Arquivo UEL).

Além do apoio de vários setores da UEL, os alunos contam com o patrocínio das seguintes empresas: Pamonha do Anderson, CL Imóveis, Vanzela Comunicação, Auto Posto Cupimzão, Mercado Cambará e Maria Ritta Fotografia.

Trajetórias

Outra iniciativa marcante dos 50 anos do curso será o evento Relações Públicas UEL: “Trajetórias de Ouro”, programado para às 19h do dia 6 de maio, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). O evento é organizado pelos estudantes do 2º ano noturno e vai abrir a Jornada de Relações Públicas, tendo como convidada a professora Margarida Maria Krohling Kunsch, da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais reconhecidas autoras de Comunicação Organizacional e Relações Públicas do Brasil.

O objetivo principal, destacam os alunos Ana Clara Piccinini e Gustavo Souza, é revisitar momentos e histórias marcantes, além de dar visibilidade ao curso e seus profissionais. O evento é direcionado a docentes, discentes, egressos, autoridades, ex-docentes, profissionais, empresas parceiras, ingressantes de 2024 e a imprensa, com uma estimativa de 200 participantes.

Ainda são convidados para a mesa de honra o presidente do Conselho Regional de Profissionais Relações Públicas (Conrerp 2ª Região), Aluísio Silva Junior; a relações públicas do Senado Federal, Ana Lúcia Novelli, egressa da Universidade; e a pesquisadora das áreas de Relações Públicas, Cultura e Comunicação Marlene Marchiori.