UEL leva resultados de pesquisas a evento de Biometria, em Piracicaba

Entre as coordenadoras do encontro está a professora Mariana Ragassi Urbano, do Departamento de Estatística (CCE).

A cidade de Piracicaba (SP) sediou, entre os dias 29 e 31 de maio, a 68ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, promovida pela Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e pelo Departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). A professora do Departamento de Estatística (CCE) da UEL Mariana Ragassi Urbano integrou a coordenação do evento. Além dela, estiveram na reunião os professores Rodrigo Rossetto Pescim e Felinto Costa, do mesmo departamento.

Entre as temáticas contempladas pelo encontro, estão a Estatística Aplicada, a Biometria e a Bioestatística. Estas áreas estão relacionadas a aspectos matemáticos e estatísticos que podem ser aplicados na Biologia, nas Ciências Agrárias e áreas afins. Esta edição da reunião contou em sua programação com conferências, miniconferências, minicursos, sessões temáticas, pôsteres, sessões de apresentação oral, além de premiações.

Participantes do Prêmio Destaque RBras (Fotos: Arquivo pessoal).

Entre as premiações, está o Prêmio Destaque RBras 2024, que reconhece profissionais por sua trajetória e suas contribuições científicas na área da estatística. Este ano, o prêmio foi entregue a Clarice Garcia Borges Demétrio, da ESALQ/USP. A entrega da premiação foi feita pela professora Mariana Urbano, que comentou a deferência. “Foi um privilégio enorme ter sido escolhida para realizar a entrega desse prêmio para uma pessoa como a professora Clarice, que contribuiu e continua contribuindo tanto com a área, e foi a primeira mulher a receber o Prêmio Destaque RBras”.

Já o professor Rodrigo Pescim integrou a sessão temática intitulada “Ciência de Dados”, e apresentou resultados de um trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina durante a pandemia de Covid-19. Já Felinto Costa comandou um pôster e uma apresentação oral dedicados a um modelo que pode ser utilizado na classificação do solo urbano.

Professor Rodrigo Pescim durante apresentação.

Outro ponto alto do evento foram as apresentações de trabalhos dos alunos de doutorado do Programa Associado de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UEM/UEL, que são orientados pela professora Mariana Urbano. O doutorando André Olak apresentou o pôster “Effects of COVID-19 vaccination in Arapongas – State of Parana – Brazil”, que reúne resultados de um projeto desenvolvido na época da pandemia que acompanhava a evolução da Covid-19 em Londrina e Arapongas e, a partir de dados disponibilizados pelas secretarias municipais de saúde, projetavam cenários de disseminação e controle da doença.

O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da International Biometric Society e da Revista Sigmae. Entre os patrocinadores, estão a empresa de nutrição animal Adisseo e a farmacêutica Bayer. A RBras anunciou, na ocasião, a sede da 69ª edição da Reunião, que será organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e ocorrerá na cidade de Vitória, ainda sem data definida.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.