UEL leva resultados de pesquisas a evento de Biometria, em Piracicaba
UEL leva resultados de pesquisas a evento de Biometria, em Piracicaba
Entre as coordenadoras do encontro está a professora Mariana Ragassi Urbano, do Departamento de Estatística (CCE).A cidade de Piracicaba (SP) sediou, entre os dias 29 e 31 de maio, a 68ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, promovida pela Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e pelo Departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). A professora do Departamento de Estatística (CCE) da UEL Mariana Ragassi Urbano integrou a coordenação do evento. Além dela, estiveram na reunião os professores Rodrigo Rossetto Pescim e Felinto Costa, do mesmo departamento.
Entre as temáticas contempladas pelo encontro, estão a Estatística Aplicada, a Biometria e a Bioestatística. Estas áreas estão relacionadas a aspectos matemáticos e estatísticos que podem ser aplicados na Biologia, nas Ciências Agrárias e áreas afins. Esta edição da reunião contou em sua programação com conferências, miniconferências, minicursos, sessões temáticas, pôsteres, sessões de apresentação oral, além de premiações.
Entre as premiações, está o Prêmio Destaque RBras 2024, que reconhece profissionais por sua trajetória e suas contribuições científicas na área da estatística. Este ano, o prêmio foi entregue a Clarice Garcia Borges Demétrio, da ESALQ/USP. A entrega da premiação foi feita pela professora Mariana Urbano, que comentou a deferência. “Foi um privilégio enorme ter sido escolhida para realizar a entrega desse prêmio para uma pessoa como a professora Clarice, que contribuiu e continua contribuindo tanto com a área, e foi a primeira mulher a receber o Prêmio Destaque RBras”.
Já o professor Rodrigo Pescim integrou a sessão temática intitulada “Ciência de Dados”, e apresentou resultados de um trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina durante a pandemia de Covid-19. Já Felinto Costa comandou um pôster e uma apresentação oral dedicados a um modelo que pode ser utilizado na classificação do solo urbano.
Outro ponto alto do evento foram as apresentações de trabalhos dos alunos de doutorado do Programa Associado de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UEM/UEL, que são orientados pela professora Mariana Urbano. O doutorando André Olak apresentou o pôster “Effects of COVID-19 vaccination in Arapongas – State of Parana – Brazil”, que reúne resultados de um projeto desenvolvido na época da pandemia que acompanhava a evolução da Covid-19 em Londrina e Arapongas e, a partir de dados disponibilizados pelas secretarias municipais de saúde, projetavam cenários de disseminação e controle da doença.
O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da International Biometric Society e da Revista Sigmae. Entre os patrocinadores, estão a empresa de nutrição animal Adisseo e a farmacêutica Bayer. A RBras anunciou, na ocasião, a sede da 69ª edição da Reunião, que será organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e ocorrerá na cidade de Vitória, ainda sem data definida.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.