Ministra das Mulheres Márcia Lopes participa de Aula Magna no CESA
Ministra das Mulheres Márcia Lopes participa de Aula Magna no CESA
Evento acontece no Anfiteatro do CESA com o tema "Democracia e Direitos Humanos"A londrinense Márcia Lopes, egressa do curso de Serviço Social e atual Ministra das Mulheres participa amanhã (sexta, 6) da Aula Magna “Democracia e Direitos Humanos”, juntamente com a professora Maria Luiza Rizzotti. O evento acontece no Anfiteatro do CESA, a partir das 19h30 e é direcionado todos os alunos dos cursos do Centro de Estudo.
De acordo com a professora e coordenadora de colegiado Ana Patrícia Pires Nalesso, do Departamento de Serviço Social, o objetivo do evento é destacar a importância da democracia na construção da sociedade, “contribuindo para que nossos estudantes tenham em mente que a formação na UEL é democrática e pautada no reconhecimento dos direitos humanos”, afirma. A Aula Magna integra a agenda da Semana de Recepção aos Ingressantes 2026 do Centro de Estudos Sociais Aplicados. “A formação, desde seu início precisa ser pautada em valores democráticos para que mais tarde, após formados, os egressos mantenham uma postura ética no seu exercício profissional”, conclui.
Do Campus da UEL para a Esplanada dos Ministérios
Em maio de 2025, Márcia Lopes foi nomeada Ministra do atual Governo. Graduada em Serviço Social na UEL, possui especialização na área da Criança e Adolescente e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Foi secretária Municipal de Assistência Social de Londrina, Conselheira Municipal de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente em Londrina e Conselheira Estadual de Assistência Social do Paraná por duas gestões.
No ano 2000, foi eleita vereadora em Londrina pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2004, foi convidada para atuar no Governo Federal nos cargos de secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, secretária executiva (2005) e ministra deste Ministério. Em 2012, Márcia disputou a prefeitura de Londrina pelo PT e ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 14,08% dos votos.
Até o ano de 2011, foi docente no Departamento de Serviço Social da UEL, onde compartilhou sua experiência com discentes em temas relacionados à Política de Assistência Social, tais como políticas públicas, Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestão pública e políticas setoriais, até sua aposentadoria. No ano passado, esteve na UEL em agosto, para o encerramento do III Simpósio sobre Feminicídios, evento que ao longo de três dias contou com a participação de pesquisadoras, gestoras públicas e autoridades vinculadas a pelo menos 46 instituições de ensino, pesquisa, organizações da sociedade civil e órgãos do sistema de Justiça de 17 estados do País.
Combate à Violência de Gênero
Como ministra, Márcia Lopes tem liderado iniciativas voltadas ao Mês da Mulher e ao combate à violência de gênero com destaque para o Pacto contra o Feminicídio, firmado entre os três Poderes para fortalecer a rede de proteção às mulheres; o aprimoramento do serviço Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, que registra cerca de 3 mil atendimentos diários e a Casa da Mulher Brasileira, a previsão de novas unidades em cidades brasileiras e ampliação de “Cuidotecas” pelo país.
