Reitor amplia diálogo junto a representantes políticos e sociedade civil sobre políticas para pessoas com deficiência

Reitor amplia diálogo junto a representantes políticos e sociedade civil sobre políticas para pessoas com deficiência

De acordo com a Lei 13.146/2015, a pessoa com deficiência tem direito à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de oportunidades e condições.

A reitoria da UEL intensificou o diálogo com representantes políticos e da sociedade civil de Londrina para viabilizar o atendimento da pessoa com deficiência em cursos de graduação e de pós-graduação, em cumprimento à Lei Federal, 13.146/2015, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Nesta terça-feira (3) o reitor Sérgio Carvalho esteve com o Presidente da Câmara de Londrina, vereador Jairo Tamura, para debater as condições para o melhor atendimento deste público na UEL. Nos próximos dias deverão ocorrer outros encontros do gênero, ampliando a discussão com representantes de vários os setores.

De acordo com o reitor, internamente a proposta está sendo analisada em detalhes por um grupo que envolve as seis Pró-reitorias e o Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Pró-reitoria de Graduação, considerando fatores como equipamentos, estrutura física necessária e pessoal capacitado. De acordo com Lei 13.146/2015, a pessoa com deficiência tem direito ao acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.

Reitor da UEL, Sérgio Carvalho, com presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Tamura

No mês passado o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL aprovou por unanimidade a adoção do sistema de cotas para os cursos de Pós-graduação Stricto sensu da instituição. A Resolução também instituiu reserva de vagas para pessoas com deficiência nos processos seletivos dos Programas. Nesse caso a UEL poderá atender estes estudantes a partir de vagas suplementares. De acordo com a Resolução aprovada pelo CEPE, os casos de pessoas com deficiência deverão ser analisados por uma comissão específica nos processos de seleção.

pss professor uel
especializaçao pos uel
isenção vestibular uel
PSS-UEL
especializacao-uel-2022
isencao-vestibular-uel-2023
previous arrow
next arrow
Leia também