Pesquisadores participam de oficina sobre Cadeia da Erva Mate, em União da Vitória

Propostas para o desenvolvimento estratégico do setor devem ser apresentadas por integrantes do Nigep. Paraná lidera produção nacional.

Produtores rurais participam, nesta terça-feira (11), da 2ª Oficina do VRS Mate para produtores do Centro-Sul do Estado, que será realizada em União da Vitória, a 450 km de Londrina. A oficina integra o programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), da Invest Paraná, agência de captação de negócios do Governo do Estado vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). O programa é desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e a UEL, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (Nigep).

Na oficina desta terça, serão oferecidas 200 vagas para a participação dos produtores de erva-mate, cujas inscrições devem ser feitas pelo site do VRS, no banner do evento. A programação prevê palestras sobre Boas Práticas Agrícolas e Rastreabilidade; Segurança Alimentar Certificada e Erva-Mate com Indicação Geográfica. Também será abordado o potencial da cultura e a possibilidade de exportação para outros países.

O Paraná é o maior produtor de erva-mate do Brasil. Nos últimos anos, a produção vem ganhando valor agregado. O mate é a maior cadeia produtiva atendida pelo VRS, com 14 municípios da Região Centro-Sul. A participação da UEL dentro do VRS Mate teve início há cerca de um ano, quando representantes da Invest Paraná se reuniram com a equipe do Nigep, na UEL, para iniciar o planejamento das ações.

Segundo o professor Saulo Amâncio Vieira, do Departamento de Administração (Cesa) e integrante do Nigep, além de um diagnóstico do setor, os pesquisadores deverão apresentar uma proposta para o desenvolvimento de ações e, também, um plano de ação. Também pretendem envolver e fazer uma aproximação com grupos e organizações envolvidos na cadeia de produção. O trabalho envolve professores e estudantes de vários cursos do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), Centro de Ciências Exatas (CCE), Centro de Ciências Agrárias (CCA) e Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU).