Estão abertas inscrições para professores atuarem na Operação Rondon Paraná 2023

Estão abertas inscrições para professores atuarem na Operação Rondon Paraná 2023

Inscrições vão até dia 5, pelo site da Proex. Projeto promove ações de extensão universitária voltadas ao bem-estar da população em regiões de baixo IDH.

A UEL, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), está com inscrições abertas para professores extensionistas atuarem na Operação Rondon Paraná 2023, do Governo do Estado. São ofertadas quatro vagas para atuação, duas para Guaratuba, no litoral, e outras duas para Doutor Ulisses, na Região do Vale do Ribeira. As inscrições seguem até dia 5, por meio do e-mail proex@uel.br. Os candidatos devem encaminhar o nome, uma forma de contato e declarar disponibilidade. 

A Operação Rondon tem como objetivo a promoção de ações de extensão universitária voltadas para o bem-estar da população. As atividades abrangem cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde, tecnologia, entre outros temas. Os candidatos selecionados irão desenvolver as ações diretamente com as comunidades e lideranças locais e regionais em municípios do Paraná.

Após a inscrição, os interessados serão convocados para um encontro presencial no dia 8 de maio, às 16h, para a seleção das equipes, que serão compostas por dois professores em cada município. Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, os docentes farão uma viagem precursora ao município de atuação, visando definir as ações que serão desenvolvidas durante a Operação. Mais informações podem ser conferidas no Edital 055/2023

Posteriormente, serão selecionados, pela Proex e também pelos próprios docentes que executarão as ações, dez estudantes para atuar junto aos professores da UEL em cada cidade. A data da Operação ainda não foi definida, mas a previsão é de que seja entre os dias 11 e 21 de outubro.

Operação Rondon Paraná 2023

Fomentada pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Operação Rondon Paraná 2023 será realizada pelas sete universidades estaduais paranaenses nos municípios de Antonina, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, no Litoral, e nas cidade de Cerro Azul, Doutor Ulisses e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. 

As atividades serão desenvolvidas por professores e estudantes voluntários das instituições de ensino. De forma semelhante ao Projeto Rondon do Governo Federal, a Operação tem como foco temas da atualidade, como responsabilidade social e sustentabilidade ambiental, que auxiliem na complementação da formação profissional dos universitários. As atividades são desenvolvidas, principalmente, em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Cada município participante receberá equipes de duas universidades distintas. Confira:

Antonina – Unioeste e UENP;
Cerro Azul – Unioeste e Unespar;
Doutor Ulisses – UEL e Unioeste;
Guaratuba – UEPG e UEL;
Morretes – Unicentro e Unespar;
Paranaguá – UEM e Unioeste;
Pontal do Paraná – UEM e Unicentro.
Rio Branco do Sul – UEPG e UENP.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também