Exposição destaca aspectos sociais do desenvolvimento do agronegócio no Paraná

Abertura será na próxima segunda (28), às 19h30, na Réplica da Primeira Igreja Matriz de Londrina.

Explorar a história do Paraná a partir do desenvolvimento agrícola e investigar as relações entre a riqueza no campo e a desigualdade social nos aglomerados urbanos. Estes são objetivos do trabalho que vem sendo desenvolvido por pesquisadores da UEL, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Brown University (EUA). O resultado parcial irá compor a exposição audiovisual “As Terras do Paraná: conflitos sob o prisma dos arquivos inéditos do século XX”. A abertura será nesta segunda-feira (28), às 19h30, na Réplica da Primeira Igreja Matriz de Londrina, no Calçadão da UEL.

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UEL e coordenador do projeto de extensão Práxis Itinerante, Fábio Lanza explica que a exposição questiona as razões pelas quais persistem disparidades entre a proeminência na produção agrícola paranaense e a precariedade da qualidade de vida nas periferias urbanas, associadas ao êxodo rural. “Nesse sentido, também examinamos como os povos indígenas, que são indissociáveis do vínculo com a terra, foram tratados durante a ditadura militar frente à questão agrária”, destaca.

Para jogar à luz o tema, a exposição contará com um documentário inédito produzido a partir dos arquivos do Serviço Nacional de Informações (SNI-BR) e do projeto “Opening the Archives“, da Brown University, e que ficará disponível para visitação e consumo até o dia 29 de setembro, com entrada gratuita.

Divulgação.

“Abriremos um espaço para reflexões sobre a história, a sociedade e as realidades contemporâneas paranaenses, buscando valorizar o importante papel desempenhado pelas trabalhadoras e trabalhadores paranaenses na construção econômica do Estado e no fortalecimento da democracia nacional”, explica Lanza.

A abertura da exposição contará com a presença da doutoranda da Brown University Marina Adams, cujas pesquisas envolvem as relações entre gênero e autoritarismo durante a ditadura militar brasileira. Desde 2019, Adams coordena o projeto “Opening the Archives”, responsável por digitalizar, desde sua constituição em 2013, mais de 60.000 documentos de bibliotecas presidenciais dos EUA, do Departamento de Estado estadunidense cuja coleção de encontra no Arquivo Nacional dos Estados Unidos, e, mais recentemente, dos arquivos de exilados na França.

A programação de abertura da exposição contará com apresentações culturais. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do projeto Práxis Itinerante, no Youtube. O projeto de extensão Práxis Itinerante conta com o apoio da Fundação Araucária e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Serviço

Lançamento da exposição audiovisual “As Terras do Paraná: conflitos sob o prisma dos arquivos inéditos do Século XX”;
Dia 28 de agosto. Atividades culturais às 18h30 e lançamento às 19h30;
Na Réplica da primeira Igreja Matriz de Londrina, no Calçadão do Campus Universitário da UEL;
Com Marina Adams (Brown University), José Neves Jr. (Unicamp), Luan Prado Piovani (Unicamp), Lívia Campanheli (UEL) e João Pedro Pereira (UEL).