Curso de extensão Simbolismo Judicial abre inscrições nesta quinta (15)

Serão cinco encontros ministrados pelo professor ucraniano Ivan Ostashchuk. Apoio é do Grupo de Estudos Hannah Arendt UEL.

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Simbolismo Judicial, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da UEL com apoio da Fundação Araucária e do Grupo de Estudos Hannah Arendt UEL. As aulas, que poderão ser acessadas através da plataforma Google Meet e em transmissão ao vivo pelo YouTube no canal Estudos Hannah Arendt UEL, serão ministradas nos dias 12, 19 e 26 de março e 2 e 9 de abril.

Mergulhando na semiótica do direito, a temática do curso levanta discussões relevantes e atuais sobre a compreensão do estabelecimento da instituição do julgamento justo ao longo dos séculos nas sociedades jurídicas. O curso trata da linguagem dos símbolos judiciais, além da semiótica judicial em textos que vão desde os livros da Bíblia até a mitologia do Médio Oriente e greco-romana. Símbolos judiciais pessoais e impessoais, assim como os temas judiciais na arte, serão abordados durante os encontros.

Divulgação.

Quem ministrará as aulas é Ivan Ostashchuk, professor do Instituto Nacional de Pedagogia e Educação da Drahomanov National Pedagogical University, em Kiev, capital da Ucrânia. Atualmente, Ostashchuk é bolsista do Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianos e professor visitante da UEL. O pesquisador escreveu o livro “O simbolismo judicial” e tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Semiótica de Direito.

O curso terá a duração total de 20h. Os encontros serão realizados das 14h às 18h. As inscrições são abertas para a comunidade universitária, gratuitas e poderão ser feitas até o dia 12 de março. Mais informações podem ser obtidas no site do Ciclo Hannah Arendt.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.