Neab e Prefeitura de Londrina selam segundo ciclo de formação antirracista

Público-alvo é o professorado da Educação Básica, que compareceu em peso no evento institucional.

O evento “Educação das Relações Étnico-raciais: conectando processos formativos antirracistas entre a universidade e a educação básica” reuniu, na última terça (20) e quarta (21), mais de 700 professores da Rede Municipal de Ensino no Anfiteatro Maior Cyro Grossi para uma formação voltada à prática antirracista. O evento contou com a participação da reitora da UEL, Marta Favaro.

Entre os objetivos da atividade, estava a construção de um plano integrado de educação antirracista, com a participação da Universidade Estadual de Londrina e da Secretaria Municipal de Educação (SME). Para isso, foi assinado pela reitora e pela secretária municipal de educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, um termo de compromisso que oficializa a participação da Prefeitura Municipal junto ao Projeto de Extensão “Tecendo redes formativas para a educação das relações étnico-raciais”, coordenado pela professora do Departamento de Educação (Ceca) e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), Marleide Rodrigues da Silva Perrude.

Reitora Marta Favaro durante assinatura do termo de compromisso. (Fotos: Danielle Elias/SME)

O projeto prevê a formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais da Rede Municipal sobre a temática antirracista. A primeira edição promoveu um ciclo de debates em novembro de 2023.

Evento com representantes da SME, Neab e Reitoria expôs a necessidade para uma formação continuada a professores do ensino básico.

O encontro também oportunizou o debate sobre a necessidade de formação continuada para professores sobre o tema. Estiveram presentes na mesa de abertura para uma discussão os professores Delton Aparecido Felipe, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Suzane Lima Costa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e a assessora de Relações Étnico-Raciais e Valorização à Diversidade da Secretaria Municipal de Educação de Londrina Juliana Bueno Grizos de Carvalho. A mediação foi da coordenadora da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), professora Eloá Soares Dutra Kastelic, do Departamento de Educação.

Marleide conta que o foco do Neab para este ano é ampliar parcerias com grupos de Pesquisa e Extensão vinculados à temática do Núcleo, promovendo estudos, pesquisa e eventos integrados sobre as relações raciais, história e cultura afro-brasileira e africana. “O foco é fomentar e potencializar ações e atividades formativas”, finaliza.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.