UEL e Prefeitura de Assaí iniciam ensino bilíngue para crianças

Aulas começam nesta quarta (22) para 160 alunos de 3 a 5 anos, no CMEI Pingo de Gente. Crianças terão atividades em inglês todos os dias.

A Universidade Estadual de Londrina e a Prefeitura Municipal de Assaí, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL), oficializaram, nesta terça-feira (21), o lançamento do Projeto Bilingual Cities, para incentivar o ensino bilíngue no município. As aulas começam na quarta (22) para 160 alunos, de 3 a 5 anos, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pingo de Gente. O anúncio foi feito no Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Maria Lydia Cescato Bomtempo.

Todos os dias, durante um hora e meia a duas horas, as crianças terão atividades em inglês, por meio de práticas sociais, como brincadeira, música e contação de história, como explica a coordenadora do projeto, Michelle El Kadre, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Moderna (CLCH), que defende que tal processo colabora para a alfabetização, tanto para o português, quanto para o inglês. Quatro professoras foram capacitadas para ensinar as crianças do município e a Universidade continuará colaborando por meio da formação continuada e, semanalmente, na assessoria em sala de aula.

Para Michelle, o projeto contribui sistematicamente para o tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. “Essa colaboração é uma proposta coletiva, colaborativa, que traz vantagens e muitas implicações não só para a comunidade de Assai, mas para nós da Universidade e a todo corpo docente e aos estudantes que estão se formando”, comentou a professora.

Auditório recebeu público para o anúncio da parceria, que deve atender 160 crianças de 3 a 5 anos na cidade de Assaí (Fotos: Agência UEL).

Investimento

O Projeto Bilingual Cities, implementado por meio da Lei Municipal nº 1.862/2023, terá investimento de R$ 300 mil por ano. Os alunos receberão material didático específico para cada turma – de 3, 4 e 5 anos.

Representando a reitora da UEL, Marta Favaro, a chefe do Gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas, lembrou que as tratativas foram iniciadas em março de 2023, em reunião no gabinete e que este dia é marco para a concretização do projeto. “A parceria só foi possível porque existiu vontade de ambos os lados. Desejo êxito, sorte e muito sucesso”, disse.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) da UEL, Zilda Andrade, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Assaí para aproximar a universidade à sociedade, no cumprimento das ações extensionistas. “É uma parceria onde todos ganham: a universidade ganha e a sociedade também”.

Cerimônia reuniu representantes da UEL, Prefeitura de Assaí, Seti, professores e pais de alunos, no auditório do CEEP Profª Maria Lydia Cescato Bomtempo, em Assaí.

Cidade inovadora

O diretor da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti), Marcos Pelegrina, representando o Governo do Estado, destacou o bom desempenho de Assai como cidade inovadora e o importante papel de formar bem desde a base. “Para uma cidade inovadora, precisamos que se formem pessoas inovadoras”.

O prefeito de Assaí, Michel Ângelo Bomtempo – Tuti Bomtempo -, agradeceu ao apoio dos parceiros envolvidos, que proporcionaram ensino bilíngue gratuito para alunos da rede municipal. “Obrigado por confiarem em nossa administração e na educação do nosso município. Juntos estamos promovendo a educação e preparando nossos estudantes para um futuro brilhante”, comentou o prefeito.

Participaram também do lançamento o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Igor de Oliveira; a secretária municipal de Educação, Josiane Sheffer; o diretor presidente da FAUEL, Emerson Esteves; além de pais e professores da rede municipal de Assaí.

Professora Michelle El khadri (terceira da esquerda para a direita), com a secretária, Josiane Sheffer, e o prefeito, Tuti Bomtempo.

Parcerias

Outras parcerias já foram firmadas entre a instituição e o município. Em setembro do ano passado, a UEL firmou um convênio com a Prefeitura de Assaí, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), para atividades presenciais do Cursinho Pré-Vestibular (CEPV). O objetivo foi preparar uma turma de estudantes do último ano do Ensino Médio para as provas do Vestibular da UEL. Com curso intensivo, foram realizados 11 encontros presenciais realizados aos sábados, que beneficiaram diretamente 250 estudantes.

Outra experiência semelhante ao Projeto Bilingual Cities foi a implantação de uma Escola Bilíngue Pública no município de Ibiporã, na Região Metropolitana de Londrina. O projeto foi o vencedor do 2° Concurso de Inovação e Boas Práticas do Encontro da Undime-PR.