FAUEL apoia projeto voltado a sustentabilidade agrícola
FAUEL apoia projeto voltado a sustentabilidade agrícola
A FAUEL apoia diferentes projetos de desenvolvimento tecnológicos, e um desses projetos foi o INCT-MPCP-AgroA Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL) coloca à disposição da comunidade inúmeros benefícios. A organização sem fins lucrativos foi escolhida no “Programa de Apoio à Consolidação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) no Paraná” para a manutenção do fomento A projetos, atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A escolha foi feita pela pesquisadora Mariangela Hungria da Cunha, laureada em maio com o Word Food Prize (Prêmio Mundial de Alimentação), considerado o “Nobel” da agricultura.
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Microrganismos Promotores de Crescimento de Plantas (INCT-MPCP-Agro) contou com a participação de oito universidades diferentes, incluindo a UEL ,e teve o apoio da FAUEL. A participação da Fundação na instituição começou em 2019, quando os recursos repassados pela Fundação Araucária passaram ser geridos pela FAUEL.
Com a participação da EMBRAPA Soja e visando sustentabilizar a agricultura no Brasil, o instituto utilizou microrganismos naturais para o crescimento das plantas, reduzindo a dependência de fertilizantes químicos.
O INCT-MPCP-Agro foi fruto de mais de 400 publicações, além da produção de novas tecnologias e o desenvolvimento de bioinsumos, e de impacto direto em milhões de hectares no Brasil. A iniciativa nacional também reduziu cerca de 300 milhões de toneladas de gases poluentes e estima-se que a tecnologia desenvolvida seja responsável por uma economia de até 30 bilhões de dólares por ano. O projeto também participou da formação profissionais e contribuiu para a produção de conhecimento, possibilitando contribuições para outras iniciativas desenvolvidas na área.
Projetos
Na área educacional, a fundação presta suporta aos cursos de pós-graduação e extensão universitária, ao cursinho preparatório para o Vestibular, aos programas de cooperação técnica, científica e de intercâmbio, a editora e as livrarias universitárias, as atividades culturais e a Biblioteca Universitária.
Já o meio ambiente conta com a participação da fundação na avaliação ecológica de peixes, em analises físico-química e bacteriológica da água e esgoto, em estudos sobre a ictiofauna do Rio Paranapanema, além de outros projetos que contribuem para a preservação da natureza.
A Implantação e consolidação da rede paranaense de terapia celular, o Grupo de Estudos sobre Educação Sexual e o Núcleo de Atividades Físicas da UEL, são exemplos de projetos na área da saúde apoiados pela FAUEL.
Os municípios de Foz do Iguaçu, Guaíra, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama e a Procuradoria Geral do Estado do Paraná também já firmaram parcerias com a Fundação, para a aplicação de concursos públicos ou processos seletivos.
Consultorias, cursos, palestras, treinamento e planos de desenvolvimento urbano, também são campos nos quais a FAUEL pode prestar apoio. A fundação viabiliza suas parcerias através de propostas enviadas a ela e editais que podem ser consultados neste endereço.
Colocando à disposição da sociedade recursos materiais e humanos da Universidade Estadual de Londrina, a Fundação fomenta a criação de tecnologias e o desenvolvimento de inovações para Londrina. Para mais informações sobre a instituição, acesse este link.
(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social)
