Grupo de pesquisa em Fisioterapia apresenta show “Memórias Musicais” neste domingo

Grupo de pesquisa em Fisioterapia apresenta show “Memórias Musicais” neste domingo

Show é baseado em repertório construído por memórias afetivas dos membros do Gpfin, do Departamento de Fisioterapia (CCS)

“Memórias Musicais”, um show baseado em repertório construído a partir de escolhas e memórias afetivas dos membros do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional (Gpfin), da UEL, será apresentado neste domingo (12), às 17h, transmitido pelo canal do YouTube do Grupo.

O Gpfin, formado em 2010, é um grupo especializado na reabilitação de pacientes com doença de Parkinson. O grupo é coordenado pela docente do Departamento de Fisioterapia da UEL, Suhaila Smaili. O show foi idealizado pela cantora e doutoranda do Grupo de Pesquisa Macelle Terra. A doutoranda foi contemplada com uma bolsa de estudo e pesquisa do edital 002/2021 Bolsas, Saberes, Fazeres e Identidades, do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (Promic), que visa o desenvolvimento de projetos de estudo, pesquisa e criação voltados ao compartilhamento de fazeres artístico-culturais no âmbito dos Projetos Culturais Independentes.

Apresentação será transmitida pelo canal do YouTube do grupo de pesquisa

“Os estudos e pesquisas dessa bolsa devem resultar em um produto digital criativo-comunicativo para difusão de vídeos, podcasts, e-books, mostras fotográficas digitais, entre outros, destinados ao compartilhamento dos modos de fazer cultura, dimensionando a importância dos fazeres artístico-culturais para a cidade e para a qualidade de vida das pessoas”, explica Suhaila.

O Gpfin, formado em 2010, é um grupo especializado na reabilitação de pacientes com doença de Parkinson

Gêneros musicais preferidos

Segundo ela, para a execução do projeto, os participantes do Gpfin responderam a um questonário, via Google Forms, com perguntas sobre suas preferências musicais, gêneros que mais escutam, artistas e canções que marcaram suas histórias de vida. Após análises das respostas dos participantes e pesquisa sobre os gêneros musicais, Marcelle Terra formou o repertório do show.

Os três gêneros musicais de maior preferência foram Música Popular Brasileira (MPB), Jovem Guarda e Sertanejo Raiz. “Memórias Musicais” é, portanto, um projeto cultural patrocinado pelo Promic, da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, viabilizado por meio de bolsa de estudo e pesquisa.

O show terá a coordenação geral e voz de Macelle Terra, Miguel Santos no acordeon, Samuca Muniz no violão, Thiago Marinho na percussão, Wellington Filho no cavaco e Gabriela Catai na direção vocal e artística.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do HU

Leia também